Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Empresas

Lançada plataforma eletrônica de conhecimento sobre micro, pequenas e médias empresas

18/11/2011

Foi lançada nesta quinta-feira (17/11), no âmbito do Fórum Sebrae de Conhecimento, que acontece em Brasília, a Comunidad MIPYME, uma plataforma virtual que possibilita a transferência de informação, conhecimento e experiências entre instituições que apoiam às Micro, Pequenas e Médias Empresas (MIPYMES, na sigla em espanhol) da América Latina e Caribe.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) co-financiou o projeto por meio da iniciativa de Bens Públicos Regionais que envolve importantes instituições de três países. A execução do projeto ficou a cargo do Sebrae (Brasil), que contou com a co-execução de algumas das mais importantes instituições dedicadas à temática na região: Sercotec (Chile) e Sepyme (Argentina).

A plataforma Comunidad MIPYME é resultado do projeto Sistema Regional de Informação e Aprendizagem para o Desenho de Políticas Públicas de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Basicamente, a Comunidad MIPYME oferece um espaço de permanente aprendizagem institucional por meio do intercâmbio de metodologias, boas práticas e informações estatísticas que afetam o dinamismo das micro e pequenas empresas na região. Os benefícios da plataforma são extensivos a todos os países que venham a se incorporar e representa uma valiosa ferramenta de colaboração, bem como construção de conhecimento coletivo interinstitucional no apoio ao desenho de políticas públicas direcionadas a empresas MIPYMES na região.

No workshop de lançamento, foram discutidas as oportunidades de transferência de experiências entre os países e de formulação e implementação de políticas públicas e práticas institucionais de fomento aos negócios de pequeno porte. “O sentido da plataforma é fortalecer as micro, pequenas e médias empresas por meio da integração e cooperação internacional”, enfatizou o Presidente do Sebrae, Luiz Barreto 

A Especialista em Ciência e Tecnologia do BID, Vanderléia Radaelli, destaca que, na América Latina e no Caribe, as micro e pequenas empresas são atores muito importantes para o desenvolvimento econômico local, no entanto, o contexto das políticas de apoio as MIPYMES na região, especialmente até o final dos anos 1990, não alcançava um número grande de beneficiários ou, ainda, acabava por tratar igualmente sujeitos desiguais. O resultado costumava ser um alcance limitado daquelas políticas. “A partir dos anos 2000, o cenário começou a mudar e as políticas de articulação produtiva que levam em conta o papel das MIPYMES no território local passou a ganhar força. Assim, a maioria dos países da região passaram a desenhar políticas especificas, a fim de que instituições públicas e privadas apoiassem o desempenho de forma sistemática de micro e pequenas empresas”, explica Radaelli.

Neste sentido, o Sistema Regional de Informação e Aprendizagem para a formulação de políticas públicas de apoio a MIPYME vem dar fôlego às iniciativas dos países da região relacionadas a sistemas de informação, desenho de políticas e avaliações dos instrumentos de apoio e fomento dirigido. “O papel do BID é colaborar para que os países de nossa região desenhem programas e instrumentos de apoio a MIPYMES no intuito de ampliar a cobertura dos mesmos e fortalecer suas instituições, de modo que sejam sustentáveis, estáveis e com contínuos processos de aprendizagem no desenho e redesenho das políticas públicas”, completa a especialista do BID.

Além do Presidente do SEBRAE, Luiz Barretto, participaram do workshop técnico da Comunidad MIPYME toda a área técnica da Unidade de Assuntos Internacionais do SEBRAE, o Diretor Nacional da SERCOTEC, Sr. José Luis Uriarte Campos e o Secretário da SEPYME, Sr. Horacio Roura – ambos acompanhados de suas equipes técnicas. Também apresentaram trabalhos técnicos no workshop a representante do Ministério de Economia do Governo da República Argentina, Marina Bidart; o especialista em projetos de avaliação e monitoramento de políticas públicas, Tito Flores; o ex-diretor do Centro Nacional de Produtividade e Qualidade do Chile, Mario Albuquerque; a Especialista em Gestão de Negócios, Veronika Fisher; e a especialista em projetos no campo da gestão do conhecimento e uso de ferramentas de Tecnologia da Informação, Paulina Andrea Berwart.

Os palestrantes discorreram sobre as vantagens de se aprender a partir das experiências de outros projetos/instituições no âmbito do fomento as micro e pequenas empresas por meio de uma plataforma que promova a interação sinérgica e o trabalho coletivo. O workshop foi uma maneira de sensibilizar os presentes (policy makers e técnicos) para o fato de que o sucesso da plataforma depende especialmente dos usuários.

 

Fórum Sebrae de Conhecimento

O Fórum Sebrae de Conhecimento está sendo realizado em Brasília entre os dias 16 e 18 deste mês. O evento reúne representantes de todo o Sistema Sebrae, instituições parceiras e especialistas para discutir os desafios competitivos dos micro e pequenos negócios no atual cenário econômico do País. Estão sendo organizadas palestras e painéis sobre os temas prioritários, além de lançamentos e novidades da instituição. Palestrantes como o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, e o economista e consultor financeiro Ricardo Amorim, além de empreendedores de sucesso no país, como o Sr. Laercio Coesentino e a Senhora Luiza Helena Trajano, estão entre aqueles que discutirão temas como inclusão produtiva, inovação e sustentabilidade, educação empreendedora, inovação e empreendedorismo, dentre outros.

832

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */