Espaço em Pinheiros é um incentivo ao cinema de rua e uma extensão do apoio que a Sabesp vem destinando ao cinema nacional desde 2003.
Inaugurado no dia 16 de junho de 2010, o Cine Sabesp completou um ano de atividade na rua Fradique Coutinho, 361, em Pinheiros. Quando foi aberta (1959), a sala chamava-se Cine Fiametta. Passou a ser Sala Cinemateca e depois Sala UOL, IG Cine e Cinema da Vila. Hoje o Cine Sabesp é um incentivo às salas de cinema de rua, cada vez mais raras em São Paulo.
O Cine Sabesp conta com 271 lugares, ar-condicionado, bilheteria informatizada, som dolby digital, acesso para deficientes e programação especializada. No hall de entrada, há uma câmera e um monitor que permitem que o visitante grave uma declaração contando uma história vivida naquele cinema. Antigos freqüentadores deixam lá gravadas suas memórias afetivas.
O patrocínio que a Sabesp destina à sala da Rua Fradique Coutinho possibilita o custeio das despesas, fazendo com que a sala não dependa da bilheteria para sua existência. Se outras empresas agissem dessa forma, o Cine Belas Artes, um dos ícones dos cinemas de rua da cidade, não teria fechado.
O investimento feito pela Sabesp à Cultura já era uma realidade com o patrocínio destinado ao cinema nacional desde 2003. Em 2005, a Sabesp se firmou como a empresa com maior participação dentro do Programa de Fomento ao Cinema Paulista, da Secretaria de Estado da Cultura. De 2003 até agora, a companhia já investiu mais de R$ 40 milhões em incentivos ao Cinema Nacional.
Em 2010, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura dentro do programa de Fomento ao Cinema Paulista, a Sabesp colocou sua marca em 19 projetos cinematográficos, que tiveram investimento total de R$ 8 milhões, firmando sua posição como maior patrocinadora do cinema paulista e terceira do Brasil.
A Sabesp patrocinou filmes como Carandiru, Pelé Eterno, Chega de Saudade, Tapete Vermelho, Não Por Acaso, O Contador de Histórias, Última Parada 174, Um Homem de Moral, É Proibido Fumar, As Melhores Coisas do Mundo, Meninos de Kichute, As Mães de Chico Xavier e Bróder. As pré-estreias, sessões especiais e exibições para a imprensa têm sido feitas na sala.
Programas – A abertura da sala possibilitou à Sabesp a criação de quatro programas culturais: Família Sabesp Vai ao Cinema - exibição de filmes para funcionários da empresa; Sessão Bairro Escola – todo mês é exibido um filme para estudantes e, após a sessão, é aberto um debate com um ator, diretor ou outro profissional ligado à produção, sempre com uma temática educativa em discussão; Escola Vai ao Cinema –distribuição de 5 mil ingressos para crianças da rede pública de ensino. E, por fim, o Cine Clubinho Sabesp, voltado a crianças de 6 a 13 anos, em que é exibido um grande sucesso do cinema juvenil. Antes do filme, as crianças aprendem sobre conscientização para preservação do meio ambiente, com a presença dos personagens do Clubinho Sabesp.
No próximo semestre, a sala inaugura um novo programa, o Cine Vestibular, com exibição de filmes que são temas de vestibular, seguido de discussão com os jovens.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090