A BASF SE e a INEOS Industries Holdings Limited deram um importante passo em direção ao estabelecimento da joint venture da empresa Styrolution. Em 27 de maio as empresas assinaram um contrato de joint venture, que determina a formação da empresa. O estabelecimento da joint venture está sujeito à aprovação das autoridades antitruste.
A BASF e a INEOS planejam combinar suas atividades globais dos negócios de monômeros de estireno (SM), poliestireno (PS), acrilonitrila butadieno estireno (ABS), estireno-butadieno copolímeros (SBC) e outros copolímeros à base de estireno (SAN, AMSAN, ASA, MABS), bem como blendas de copolímeros na joint venture chamada de Styrolution. O negócio de poliestireno expansível não faz parte da transação. A BASF e a INEOS vão reter os respectivos negócios.
A sede da empresa será localizada em Frankfurt, na Alemana. Na joint venture, 50% das ações pertencerão à BASF e 50% à INEOS. A BASF receberá um valor como pagamento para que a transação de complete.
Martin Brudermüller, Vice-presidente da Junta Diretiva da BASF SE e responsável pelo segmento de Plásticos afirmou que “a assinatura do contrato de joint venture é um importante marco. Com a assinatura, nos temos agora uma base forte para o estabelecimento da Styrolution, empresa líder global em estirênicos, antes do final do ano – processo sujeito à aprovação legal. A Styrolution vai entregar a seus clientes ao redor do mundo um serviço ainda melhor, com fornecimento rápido e seguro, bem como produtos de qualidade excelente.”
“O acordo de joint venture constrói o caminho para um negócio globalmente competitivo que vai gerar benefícios significativos para os clientes”, afirma Jim Ratcliffe, presidente da INEOS Capital, que completa: “a Styrolution será capaz de atender às necessidades de longo prazo de um Mercado de muitas mudanças e, ainda, compete efetivamente com produtores de larga escala da Ásia e do Oriente Médio”.
Excelente posição global
A BASF pretende contribuir na joint venture com seus SM, PS, ABS, SBC e copolímeros à base de estireno. Isso inclui unidades produtivas localizadas na Alemanha (Ludwigshafen, Schwarzheide), Bélgica (Antuérpia), Coréia (Ulsan), Índia (Dahej) e México (Altamira). A BASF emprega cerca de 1.460 pessoas no negócio de estirênicos e gerou vendas de cerca de €3,9 bilhões em 2010.
A INEOS pretende contribuir com sua produção de ABS nas unidades na Alemanha (Colônia), Espanha (Tarragona), Índia (Vadodara) e Tailândia (Map Ta Phut). Além disso, INEOS vai contribuir com seus negócios de SM e PS na joint venture, o que inclui as unidades produtivas da INEOS e da INEOS Styrenics no Canadá (Sarnia), nos EUA (Indian Orchard, Joliet, Decatur, Texas, Bayport), na Alemanha (Marl), na França (Wingles) e na Suécia (Trelleborg). A INEOS emprega cerca de 2.200 pessoas nas atividades de estirênicos e gerou cerca de €2.8 bilhões em vendas em 2010.
A BASF e a INEOS vão continuar operando independentemente até a total e efetiva conclusão do acordo, que é esperada para 2011 e está sujeita à aprovação pelas autoridades antitruste responsáveis.
Estirênicos são usados principalmente em produtos para casa e escritócio, para aparelhos elétricos e de comunicação, além de embalagens. Os copolímeros à base de estireno são resinas termoplásticas de monômero de estireno e acrilonitrila. Estes são usados principalmente nas indústrias automotiva e tecnológica, bem como em produtos utilizados no dia a dia.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090