Em um ambiente econômico cada vez mais desafiador, empresas startups de tecnologia são referências importantes para trazerem novas idéias para o mercado. Com objetivo de estimular o desenvolvimento de inovações tecnológicas nos países em que a companhia atua, a IBM anuncia o lançamento do Programa Global de Empreendedorismo (GEP), que irá reconhecer a próxima geração de empreendedores do mercado brasileiro e apoiá-los na captação de oportunidades de negócios em diferentes indústrias .
A iniciativa oferece às startups, sem nenhum custo, acesso às tecnologias específicas da sua indústria-alvo em um ambiente de cloud computing. Com o programa, as empresas participantes terão acesso às linhas de pesquisa da IBM, além de poderem conhecer técnicas de vendas e marketing. A companhia investe mais de US$ 6 bilhões por ano em pesquisa e desenvolvimento e conta com mais de 3 mil pesquisadores em nove laboratórios em todo o mundo, inclusive no Brasil. Com quase 6 mil novas patentes apenas em 2010, a IBM tem experiência em trazer inovação tecnológica para o mercado.
Com seu objetivo de usar a tecnologia para construir um planeta mais inteligente e anos de investimentos em pesquisa, a IBM está capacitada para ajudar as startups a desenvolverem novos produtos e serviços. As soluções por indústria da IBM, por exemplo, envolvem plataformas de software voltadas para setores específicos de mercado, como “Água mais inteligente”, “Edifícios inteligentes” e “Saúde mais inteligente”.
“O Brasil é um celeiro natural de inovação. Cada vez mais companhias de capital de risco (venture capitals) buscam empresas no país para investir devido ao alto poder de criatividade tecnológica dos brasileiros”, disse Ricardo Mansano, Gerente do Centro de Inovação da IBM Brasil. "Para tornar esses investimentos válidos, as startups devem ter as habilidades certas para trazer novas tecnologias ao mercado de maneira rápida. Empresas, universidades e governo, todos devem colaborar para garantir que os empreendedores de hoje estejam preparados para obterem sucesso”
Entre os benefícios do programa estão:
• Acesso ao portfólio de software da IBM por meio de um ambiente de cloud computing, incluindo as tecnologias por indústria, a fim de acelerar o desenvolvimento;
• Possibilidade de trabalhar lado a lado com cientistas e especialistas da IBM para desenvolver novas tecnologias;
• Acesso aos gerentes de projetos da IBM para auxílio necessário no desenvolvimento de produtos;
• Participação em tutoriais e oficinas em rede com empresas de venture capital, líderes governamentais, acadêmicos e especialistas da indústria na rede global de 40 Centros de Inovação da IBM para construir planos de negócios;
• Participação e interação no developerWorks, rede social de tecnologia da IBM, para se conectar com outros empreendedores e mais de oito milhões de profissionais de TI ao redor do mundo.
Os critérios para que as startups participem do Programa Global de Empreendedorismo são:
1. Ter capital fechado (sem ações na bolsa);
2. Existir há menos de cinco anos;
3. Desenvolver softwares alinhados com a estratégia de Planeta mais Inteligente da IBM.
IBM SmartCamp
Outra novidade será a versão brasileira do IBM SmartCamp, iniciativa global que visa identificar startups que estão desenvolvendo soluções alinhadas à visão da IBM de Planeta Mais Inteligente. No Brasil, o IBM SmartCamp, que é parte do GEP, selecionará empresas que sejam capazes de desenvolver soluções que atendam aos principais desafios das indústrias, em oito cidades foco (Belo Horizonte, Brasília, Campina Grande, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo). “Estamos na busca de empresas inovadoras em todo o Brasil”, diz Mansano. “Este é um momento extremamente importante para identificar soluções que façam a diferença nas nossas cidades e contribuam para o desenvolvimento do país”, complementa.
Os finalistas selecionados do IBM SmartCamp apresentarão suas propostas para uma comissão julgadora e o melhor plano será considerado o vencedor do IBM SmartCamp Brasil. Os finalistas participarão de um evento de encerramento que ocorrerá em novembro no Rio de Janeiro, no qual o vencedor será anunciado. O vencedor receberá três meses de mentorização com a IBM. Além disso, será convdado a competir na final mundial do IBM SmartCamp. Todas as startups selecionadas terão ainda contato com companhias de capital de risco.
Este tipo de programa proporciona às startups um contato direto com as empresas de investimento, acadêmicos e especialistas de marketing, comunicação e tecnologia que podem ajudar a acelerar a entrada no mercado destas soluções.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090