Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Empresas

Cemig investe em redes sociais e prevê criar Web SAC

17/05/2011

Aliar uma grande marca com sustentabilidade, exposições artísticas e aproximar o cliente da empresa foram algumas das conquistas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) após um ano de ação e gerenciamento de presença online. A companhia investiu na ampliação de sua presença digital com a expertise da Media Factory, empresa pioneira no conceito de “one stop shop” na área de marketing de performance digital.

A ampliação destes canais de comunicação utilizando YouTube, Twitter, Flickr, Facebook e sete blogs modificaram o relacionamento entre cliente e a empresa, que é uma das principais companhias do setor energético. Hoje, a Cemig é um conglomerado de 59 empresas e 10 consórcios. Com cerca de 6.690 milhões unidades consumidoras no estado de Minas Gerais, distribuídos em 774 municípios, além da presença em outros 15 estados brasileiros, sendo responsável por 12% da distribuição energética nacional.

Até o final de 2009, a Cemig buscava alternativas para atender a alta demanda de chamados do estado de Minas Gerais no período de chuvas. Na internet, a reputação digital da empresa nem sempre caminhou bem. Até meados de 2009, os canais de comunicação da empresa eram direcionados a agrupar comentários sobre a interrupção de energia em algumas regiões mineiras, provocadas por quedas de árvores, e também divulgar os encontros dos colegas de trabalho.

De acordo com a responsável e idealizadora do projeto a coordenadora de governança web da Cemig, Ana Paula Morais, a empresa possuía uma presença digital que estava defasada em relação ao desempenho da companhia no mercado. “Avaliamos a possibilidade de realizar ações com foco no digital. Mas acabamos recorrendo a Media Factory pelo conhecimento e metodologia utilizada”, revela a executiva.

Assim, a Media Factory, pioneira no conceito de “one stop shop” na área de marketing de performance digital, foi responsável pelo reposicionamento da marca online e gestão de branding da Cemig, além do gerenciamento das ações nas redes sociais. O início do trabalho ocorreu no último trimestre de 2009, mais precisamente em outubro de 2009. No escopo do projeto estavam ações direcionadas para elevar a presença digital da marca e otimizar o relacionamento entre consumidores e a empresa. “Nestes primeiros meses, foi preciso mudar. A empresa precisava de uma estratégia para o período chuvoso, quando há maior número de reclamações sobre interrupções no fornecimento causadas, principalmente, por árvores e galhos na rede elétrica”, revela Ana Paula Morais, coordenadora de governança da web da Cemig. 
 
 
A virada

O momento da virada do jogo da Cemig foi quando a energia elétrica sofreu uma interrupção simultânea em doze estados brasileiros por aproximadamente cinco horas na noite de 10 de novembro, deixando semáforos apagados e causando transtornos na movimentação das cidades. Além disso, a população presenciou o medo do retorno do racionamento de energia, como em 2001. Neste momento, a Cemig atendeu seus clientes pelo Twitter informando aos consumidores em tempo real os motivos e dando previsões de retorno da energia no estado. O resultado? Mais de 2000 tweets e repercussão positiva para a marca.

Após esse momento, a Cemig decidiu ampliar sua atuação nas redes sociais, criando novos canais de interação com seu público. Este aumento da interação também ajudou a reverter o posicionamento da presença digital da marca, o que impactou diretamente no crescimento do volume de acessos aos sete blogs, sendo os principais Blogs Galeria de arte Cemig, Programa Peixe Vivo e o Blog Energia Cemig, que a empresa abastece freqüentemente com informações. Tanto que hoje atinge cerca de 3720 acessos no período analisado. Gerando um perfil para a marca com mais de 3282 seguidores no Twitter, dados de dezembro de 2010. Hoje  o conteúdo das mensagens é direcionada a elogios da  atuação da empresa, que modificou seu posicionamento ao aproximar-se do cliente. No YouTube, a empresa disparou no último mês de 2010 com mais de 4722 acessos na quinzena.

A empresa disponibiliza informações sobre a Galeria de Arte da Cemig, um espaço dedicado a exposição de quadros e esculturas no edifício sede da companhia, localizado na Avenida Barbacena, 1200. De acordo com Leandro Kenski, CEO da Media Factory, a Cemig demonstrou que a web 2.0 é uma excelente ferramenta de marketing de relacionamento com o seu público. “Além de reverter à imagem da companhia, conseguimos divulgar as ações da marca, criando empatia com o consumidor de uma das principais operadoras do setor”, revela Kenski.

Outra ação retratada nas redes sociais foi das ações direcionadas a sustentabilidade ambiental, como ao Pacto Global, uma iniciativa internacional desenvolvida pela Organização das Nações Unidas e com o objetivo de incentivar as empresas a adotar valores fundamentais à responsabilidade social.  De acordo com a coordenadora de governança da web da Cemig, Ana Paula Morais, a política de recursos humanos da companhia é um conjunto de orientações que sustenta as estratégias empresariais, com foco a assegurar a disponibilidade de colaboradores que agreguem valor à empresa. “Conseguimos transmitir nossos ideais pelos canais de comunicação online e conversar com os colaboradores da empresa, fazendo a diferença no cotidiano na vida dele", ressalta a executiva.

A Companhia estuda novos projetos para o segundo semestre de 2011. “Temos interesses para o uso da internet alinhados aos nossos objetivos estratégicos. A web é um canal de comunicação e relacionamento eficiente e barato, o que o torna muito atrativo. Queremos expandi-lo e torná-lo ainda mais estratégico para Cemig nos próximos anos”, finaliza Ana Paula Morais.

864

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */