A IBM Brasil acaba de inaugurar no Rio de Janeiro as instalações do primeiro laboratório de pesquisas da companhia no Hemisfério Sul e do Centro de Soluções para Recursos Naturais, com foco em petróleo, gás e mineração. A inauguração aconteceu ontem à tarde no prédio da empresa e contou com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante; do Secretário de Desenvolvimento da Cidade do Rio de Janeiro, Felipe Góes; do Diretor do BNDES, João Carlos Ferraz; do Presidente da IBM Brasil, Ricardo Pelegrini; do Vice-Presidente de laboratórios globais da IBM Research, Dr. Robert Morris; além de membros de órgãos públicos e clientes da IBM.
“O laboratório da IBM Research no Brasil é o nono laboratório de pesquisas da IBM no mundo. Sua missão é desenvolver inovação e tecnologia para um planeta mais inteligente. As pesquisas conduzidas têm foco em quatro áreas: descoberta, exploração e logística ligada a recursos naturais; dispositivos inteligentes utilizando avanços na área de semicondutores; inovação com ênfase em eventos de larga escala, como a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016; e ciências de serviços, com foco no entendimento, modelagem e simulação de sistemas com foco em qualidade, eficiência e produtividade”, diz o Dr. Robert Morris, Vice-Presidente de laboratórios globais da IBM Research.
A primeira grande realização do laboratório brasileiro é o PMAR, sistema de previsão metereológica criado para o Centro de Operações Rio. Trata-se de um modelo matemático de eficácia comprovada e adaptado para a cidade do Rio de Janeiro que, trabalhando com dados de várias fontes, incluindo satélites meteorológicos, pode prever a incidência de chuvas e possíveis enchentes com 48 horas de antecedência.
Para o Secretário de Desenvolvimento da Cidade do Rio de Janeiro, Felipe Góes, "Centro de Operações Rio é motivo de orgulho para a nossa cidade. É o maior e mais moderno centro do mundo que integra informações de mais de 30 órgãos municipais e concessionárias, cujos serviços têm impacto direto na rotina da cidade. Nele, técnicos responsáveis por operar tráfego, segurança, saneamento, limpeza urbana, entre outros serviços, interagem 24 horas por dia e podem tomar decisões de forma imediata e inteligente melhorando o dia a dia de quem vive e trabalha no Rio de Janeiro".
Em breve, a IBM Brasil inaugurará também as instalações do laboratório de pesquisa na sede da empresa, em São Paulo. A previsão é que o laboratório da IBM Research – Brasil tenha mais de 100 pesquisadores altamente qualificados nos próximos cinco anos. Os cientistas no Brasil trabalham de forma integrada com os cerca de 3.000 pesquisadores que a IBM tem hoje em laboratórios espalhados em cinco países.
Segundo o Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, “o Brasil ter sido escolhido para sediar o primeiro laboratório de pesquisas e centro de excelência em recursos naturais da IBM no hemisfério sul é reflexo de como o mundo tem visto as oportunidades para investir em tecnologia e inovação no País. Uma região com abundância em recursos naturais, especialistas técnicos, mercado interno cada vez mais maduro e com crescente poder de compra da população, além de uma economia sólida e estável, formam o cenário ideal para empresas como a IBM investirem, consolidarem seus negócios e colaborarem com o desenvolvimento da sociedade”.
NRSC – Natural Resources Solutions Center
O laboratório de pesquisas do Brasil trabalhará de forma integrada com o Centro de Soluções para Recursos Naturais, também inaugurado ontem. O objetivo do centro é ajudar empresas nos segmentos de petróleo, gás e mineração a acelerar a adoção de tecnologias e estratégias de negócios inovadoras.
O NRSC é o 3º Centro de Excelência da IBM no mundo com foco em petróleo e gás e o 2º dedicado à mineração. A empresa agregará o conhecimento de outros centros no mundo, para fazer um trabalho colaborativo com os clientes e parceiros de negócio.
O novo espaço possibilita a realização de workshops executivos, seminários de arquitetura, provas de conceito junto aos clientes, pesquisas e demonstrações em tempo real de soluções tecnológicas. Entre as áreas de inteligência do centro, destacam-se: gestão de ativos, sustentabilidade e logística.
“É uma grande satisfação inaugurar as instalações desses centros no ano em que a IBM completa 100 anos. Há um século a IBM vem investindo em inovações que ajudam no desenvolvimento de empresas e governos e que têm um impacto positivo na sociedade. Hoje temos exemplos importantes de como a tecnologia está sendo usada para aumentar a eficiência de cidades, como o Rio de Janeiro, e elevar a qualidade de vida da população. Essa equipe de pesquisadores altamente especializados tem a missão de desenvolver e aplicar novas tecnologias em benefício da sociedade”, comenta Ricardo Pelegrini, presidente da IBM Brasil.
Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na IBM
Este ano, a IBM comemora 100 anos de existência. E a IBM Brasil - a primeira filial da companhia fora dos Estados Unidos – completa 94 anos de presença no País. Ao longo desse tempo, a companhia contribuiu ativamente para a agenda nacional de inovação e para o desenvolvimento do mercado nas áreas pública e privada, ajudando diversas instituições de todos os tamanhos e segmentos a funcionarem de uma forma mais inteligente.
A IBM é uma das empresas que mais investem em inovação no mundo. Anualmente, a companhia investe US$ 6 bilhões em P&D. Há 18 anos, a IBM é líder em registro de patentes; somente em 2010 foram conferidas quase 6 mil patentes nos EUA. A empresa tem mais de 3000 pesquisadores, divididos em laboratórios em cinco países, que conquistaram, ao longo de sua história, diversos Prêmios Nobel. Hoje mais de 25% do trabalho da área de Pesquisa & Desenvolvimento da IBM está focado em projetos que atendem à visão Planeta Mais Inteligente – em breve, esse número chegará a mais de 50%.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090