Com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva da fábrica da Anchieta de 1.300 para 1.600 veículos por dia, a Volkswagen do Brasil está iniciando a operação das novas instalações de Pintura da unidade de São Bernardo do Campo (SP). Dessa forma, a capacidade total de produção da Volkswagen do Brasil chegará a 3.500 veículos por dia.
A obra faz parte do plano de investimentos da empresa no período de 2010 a 2014, que prevê aportes de R$ 6,2 bilhões no País para o aumento da capacidade de produção e a ampliação da linha de veículos da marca.
Além de investir em equipamentos, a Volkswagen contratou neste ano um total de 1.300 novos funcionários. Desse total, 600 foram para a fábrica da Anchieta, sendo a metade para as novas instalações da área da Pintura. A empresa conta hoje com um total de 23.000 colaboradores, um número superior em 23% ao número de empregados de 2006.
“Estamos executando as ações necessárias para atender ao crescimento da demanda de veículos no Brasil. A partir de 2014, pretendemos vender um volume anual de 1 milhão de carros no País, em um mercado total que deverá chegar a 4 milhões de unidades”, afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
Maior participação nas operações do Grupo
A importância da Volkswagen do Brasil para as operações mundiais do Grupo Volkswagen vem aumentado. O Brasil responde atualmente por 17% das suas vendas totais. “Dessa forma, temos um papel muito importante na nova fase de globalização tecnológica do Grupo, que tem o objetivo de alcançar a liderança mundial no mercado automobilístico em 2018.
“Nessa nova fase, a empresa deverá iniciar, a partir de 2011, a implementação de um processo de maior conexão tecnológica entre os produtos desenvolvidos no Brasil e o que existe de mais moderno dentro do Grupo Volkswagen em todo o mundo”, explica Schmall. A mudança se baseará na utilização de plataformas, plataformas eletrônicas e conjunto motriz desenvolvidos pela companhia globalmente.
“Como parte dessa estratégia de crescimento da marca no Brasil e no mundo, estamos planejamento para 2011 um total de 23 lançamentos no País”, anuncia Schmall. “As novidades vão tornar a nossa linha de produtos mais moderna, competitiva e mais atraente para os consumidores”, declara o presidente da Volkswagen do Brasil.
Resultados de 2010
Mantendo sua trajetória de crescimento sustentado, a Volkswagen do Brasil deverá atingir uma produção de 832 mil veículos em 2010, o que representará um aumento de 8% em comparação com o ano anterior. Em relação a produção de 2006, o volume previsto para este ano deverá representar um crescimento da ordem de 40% sobre o total daquele ano.
As vendas totais da empresa, entre automóveis e comerciais leves, deverão fechar o ano de 2010 com um volume superior em aproximadamente 5% ao total registrado no ano passado.
Especificamente no mercado de automóveis, as vendas da empresa deverão registrar o mesmo volume de 2009, enquanto as vendas de comerciais leves deverão atingir um crescimento da ordem de 72%. “Com a renovação do portfolio de produtos, consolidamos nossa posição no mercado brasileiro com produtos modernos, com design inovador e que foram aprovados por nossos consumidores”, afirmou Schmall.
Colaborou significativamente para o desempenho das vendas de comerciais leves da marca neste ano o aumento das vendas da pick-up Saveiro, que cresceu 9,4 % na participação de seu segmento, e a introdução da pick-up média Amarok, lançado neste ano.
As exportações da marca deverão fechar o ano com um aumento de 27% em 2010, atingindo cerca de 160 mil veículos. As importações deverão somar um total de 38.000 unidades emplacadas.
Gol: liderança há 24 anos
Outra importante conquista da marca em 2010 foi a consolidação do Gol na liderança do mercado brasileiro pelo 24º ano consecutivo. O modelo, que foi completamente renovado em 2008, teve vendas até novembro de mais de 263 mil unidades, representando um montante de 64 mil veículos a frente do segundo colocado.
Depois do Gol, outro modelo que contribuiu para o bom desempenho da Volkswagen em 2010 foi o Fox. Renovado em 2009, o veículo esteve praticamente todo o ano entre os cinco carros mais vendidos do país e deve fechar o ano com aproximadamente 130 mil unidades comercializadas.
1 milhão de Fox produzidos
Em junho de 2010, o Fox atingiu o marco de um milhão de unidades produzidas desde o seu lançamento em 2003. Cerca de 70% da produção do Fox foi destinada ao mercado interno e o restante para a exportação. Ele é o quinto modelo da Volkswagen do Brasil a ultrapassar a marca de um milhão de unidades fabricadas – os anteriores foram o Fusca, Brasília, Kombi e Gol.
Sustentabilidade
A Volkswagen também se destacou no segmento de veículos sustentáveis. A empresa anunciou em 2010 novos modelos que se juntarão ao Polo Bluemotion na categoria de veículos verdes, como o Gol BlueMotion Technology e o Fox BlueMotion, apresentandos no Salão do Automóvel.
O Gol Ecomotion, que proporciona uma economia de cerca de 10% no consumo de combustíveis, foi reconhecido como “O Carro Verde do Ano” pela revista Autoesporte também pelo fato de ter um índice de reciclagem de resíduos sólidos de 97% em seu processo produtivo.
Pequenas Centrais Hidrelétricas - PCHs
A Volkswagen anunciou em 2010 a construção de sua segunda PCH – Pequena Central Hidrelétrica. A usina irá se juntar à Celan, primeira PCH construída pela companhia e inaugurada este ano. “Juntas, as PCHs terão uma capacidade instalada de 48 MW, o que corresponde a cerca de 40% do consumo total de energia da Volkswagen do Brasil”, segundo Schmall.
As premiações do ano
Ao longo dos últimos anos, a Volkswagen do Brasil recebeu alguns dos mais importantes prêmios da mídia especializada e entidades relacionadas ao setor automotivo em 2010. Entre eles, é importante destacar a 20ª conquista consecutiva do prêmio Top of Mind do jornal Folha de S.Paulo / Datafolha.
A Volkswagen também foi reconhecida como a “Marca Mais Desejada” em pesquisa da Fenabrave com mais de seis mil concessionárias em todo o país, além do troféu de empresa mais lembrada pela Associação Brasileira de Anunciantes / Top Brands. Adicionalmente, a Volkswagen do Brasil foi considerada a 6ª empresa mais desejada para se trabalhar no Brasil, de acordo com o especial “Valor Carreiras”, do Jornal Valor Econômico.
Entre os produtos, a Amarok foi a vencedora dos prêmios “Picape do Ano” pela revista Autoesporte e “Veículo Comercial Leve” da editora AutoData. A Saveiro, por sua vez, foi eleita a “Melhor Compra” na categoria pick-ups compactas pela revista Quatro Rodas e ainda ficou entre os 10 Melhores Carros do Ano pela revista Car and Driver, em sua versão Cross. O novo Jetta, recém-apresentado no mercado brasileiro, também conquistou a premiação da Car and Driver.
“A confiança de seus consumidores e parceiros durante o ano de 2010 faz com que a Volkswagen reafirme seu compromisso para 2011 de oferecer produtos modernos, com tecnologia, segurança e conforto e que aumentem cada vez mais a satisfação de nossos consumidores”, disse Schmall.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090