Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Empresas

Fiat forma mais de 100 jovens para trabalho no setor automotivo nessa

20/10/2010

Entre os dias 18 e 23 de outubro, 101 jovens de cinco estados brasileiros receberão seus diplomas em cursos voltados para o trabalho no setor automotivo, oferecidos pela Fiat Automóveis e parceiros, através do Programa Árvore da Vida Capacitação Profissional.  Os jovens de Betim, em Minas Gerais, fizeram o curso de Capotaria, enquanto os de Recife (PE), Brasília (DF), Curitiba (PR) e São Paulo (SP) se formam em Eletromecânica.

Em São Paulo 20 jovens estão se formando. Mais do que um diploma na mão, o que eles têm a comemorar é a oportunidade de receber qualificação profissional e entrar no mercado de trabalho, pois desde o primeiro dia de aula eles foram também contratados para trabalhar nas concessionárias parceiras como aprendizes.

“A formatura é uma celebração especial, pois concretiza o desejo da Fiat de oferecer oportunidades aos jovens. A qualificação e o emprego são uma possibilidade real de transformação em suas vidas”, diz o diretor de Comunicação Corporativa da Fiat, Marco Antônio Lage.

Enquanto freqüentaram as aulas, eles receberam vale transporte, uniformes, alimentação, material didático específico na tecnologia FIAT, cursos WEB e recursos para tirar a carteira de habilitação.

A grade curricular traz aulas de português, matemática, informática, além de conhecimentos técnicos. No caso do curso de eletromecânica, aulas de metrologia automotiva, desenho técnico, sistemas de suspensão, direção e freios, motores Ciclo Otto, hidráulica e pneumática, alinhamento e balanceamento, sistema de transmissão, fundamentos de eletroeletrônica, eletroeletrônica aplicada, eletroeletrônica embarcada e gerenciamento eletrônico de motores. Já no curso de Capotaria as disciplinas técnicas são de eletricidade básica, política de peças, processos operacionais, diagnose e rumorosidade e capotaria geral.

Silmara Adeo, 19 anos, é uma das beneficiadas pelo programa. “Este curso me possibilitou um emprego. Vou trabalhar e guardar dinheiro para fazer a minha faculdade, que é o meu maior sonho”, planeja. Além de estar começando uma carreira, Silmara está entrando num mercado onde as mulheres ainda não são a maioria. “Acho que este será só mais um desafio, dos muitos que ainda vou enfrentar. Mas espero encontrar colegas que me ajudem, assim como tive nos dez meses de aula”, diz.

Diego Philipe Guedes dos Santos, 20 anos, de Brasília, já planeja os próximos passos da sua carreira: “quero fazer faculdade de mecatrônica para melhorar cada vez mais na profissão”, revela. “O projeto mudou bastante a minha vida. Hoje tenho mais responsabilidade e maturidade para lidar com certas situações. Além das coisas técnicas, aprendemos a respeitar e ouvir mais as pessoas”, diz o jovem.

Em São Paulo, as concessionárias parceiras do programa são a Amazonas, Auguri, Destaque, Grand Brasil, Itavema, Paulitalia, Ponto, Sinal e Ventuno. “Destaco dois pontos bastante positivos dessa parceria: por um lado, é gratificante dar oportunidade de trabalho e experiência aos jovens e, por outro, como eles participam dessa capacitação, a mão-de-obra é mais qualificada e sem vícios. Eles saem do curso totalmente qualificados para o trabalho na rede de concessionárias Fiat”, explica Diógenes Henrique Ribeiro, diretor comercial do Grupo Paulitália.


Pelo Brasil

O Programa Árvore da Vida Capacitação Profissional foi criado em 2006 pela Fiat Automóveis para beneficiar jovens de 18 a 24 anos que encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Oferece cursos na área automotiva formatados pelo ISVOR (Universidade Corporativa da Fiat) de acordo com a demanda das concessionárias Fiat, permitindo assim a absorção desses jovens no mercado de trabalho.

 O programa acontece em Betim (MG), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Brasília (DF), Recife (PE), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS). Ao longo de 2010, cerca de 200 jovens tiveram a oportunidade de se qualificar e entrar no mercado de trabalho através do programa.

 Dos 152 jovens que concluíram os cursos até o final de 2009, 135 estão empregados, ou seja, 88%, o que mostra a assertividade do programa.

760

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */