O Itaú espera, em 2010, repetir a marca de crescimento de reservas em planos de previdência para menores alcançada em 2009. Naquele ano, o crescimento do Itaú foi de 21,4% quando o mercado cresceu 15 % no mesmo período. A expectativa, para o mês de outubro é que o banco capte R$ 50 milhões em produtos de previdência para menores.
“Esses números mostram o amadurecimento do mercado e da ideia de se contratar planos de previdência complementar no Brasil. As pessoas já têm plena noção de que esses produtos são uma escolha acertada para planejarem o seu futuro e o das crianças de forma racional e segura”, afirma Osvaldo Nascimento, Diretor Executivo de Produtos de Investimento e Previdência do Itaú Unibanco.
Entre os fatores que contribuirão para esse resultado, estão pais, avós, tios e padrinhos que, preocupados com o futuro das crianças, optam pela previdência como presente para o dia 12 de outubro. “Nossa expectativa é que os aportes para produtos voltados ao público infantil cresçam 70% nesse mês em relação a setembro”, explica Osvaldo. “Os familiares não só compram para os pequenos como também para os adolescentes, pois é uma forma de presenteá-los sem tratá-los como crianças”, complementa.
No Itaú, há diversos planos de previdência disponíveis para menores de idade. A escolha deve levar em consideração o prazo de investimento e o perfil tributário e de risco de quem está fazendo os aportes. Para quem tem um perfil mais arrojado e procura uma carteira de investimentos diversificada com renda fixa e ações, bem como uma gestão que busca as melhores oportunidades de mercado, uma das opções mais indicada é o First Flexprev Itaú Balanceado v40.
O produto foi especialmente concebido para atender ao público mirim. “Quanto maior o prazo pela frente, mais o investidor pode ousar, direcionando uma boa parte do investimento para a renda variável”, explica Osvaldo. O First pode aplicar até 40% do seu patrimônio em ações, mas o interessante é que, mais tarde, se o investidor quiser mudar para um plano focado em renda fixa, ele tem total liberdade para isso. “A opção por um plano com aportes mensais contribui para formação de um patrimônio significativo. Isso é determinante para o futuro do jovem, especialmente, para a finalidade educacional”, complementa.
Para os clientes que preferem comodidade na gestão dos investimentos existe ainda a modalidade Fases da Vida, em que a composição dos investimentos em previdência varia ao longo do tempo. No início, a maior parte dos recursos é alocada em ações e ativos de renda fixa com maior probabilidade de ganhos. Na medida em que o prazo de utilização dos recursos vai se aproximando, o fundo torna-se cada vez mais conservador. Além disso, é possível a contratação da cobertura de Pensão aos Menores que proporciona uma renda da criança, até que ele complete 21 anos, no caso de morte do responsável.
O First Flexprev está disponível nas modalidades PGBL e VGBL. O PGBL é indicado para pais ou responsáveis que fazem a declaração completa de Imposto de Renda, pois permite que deduzam as contribuições da base de cálculo do IR até o limite de 12% de sua renda bruta tributável anual (1).
Já o First Flexprev VGBL é ideal para quem apresenta a declaração simplificada, é isento do pagamento de IR ou para quem faz declaração completa de IR e deseja aplicar mais de 12% de sua renda bruta tributável anual.
¹ Conforme legislação vigente, para beneficiar-se da dedução de 12% do IR é necessário que o jovem seja dependente econômico do contratante Além disso, ele deve ser contribuinte do regime geral de previdência social ou do regime próprio dos servidores públicos. Caso o dependente econômico seja maior de 16 anos de idade, a dedução ainda fica condicionada ao recolhimento de contribuições, em nome do menor, ao regime geral de previdência social ou ao regime próprio de previdência dos servidores públicos.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090