A BASF, empresa química líder mundial, participou com seus produtos de alta performance em obras recentes de grande exigência e valor emblemático, como o Dique Rio Neuquén e o Teatro Cólon, em Buenos Aires, Argentina.
A empresa projeta, desenvolve e produz soluções químicas de alto rendimento para a indústria da construção com objetivo de melhorar, proteger e reparar elementos e estruturas de concreto, destacando sua participação em projetos subterrâneos, nas minas de concreto previamente misturado e pré-fabricado, assim como em pisos industriais.
A BASF participou recentemente com seus produtos de alta performance para reforço estrutural e impermeabilização na restauração do Teatro Cólon, umas das principais obras que estão sendo restauradas para o bicentenário da República Argentina, cuja preponderância cultural o converte em um dos edifícios mais valorizados de Buenos Aires.
Gustavo Fernández, Gerente do Departamento de Plásticos, Químicos Industriais e Químicos para Construção, explica a participação da BASF no projeto: “O desafio consistia em reforçar as estruturas de lajes e abóbodas - sem as demolir -, sobre os acessos pelas ruas Tucumán e Viamonte, preservando o valor histórico da construção original. Isso foi obtido graças à versatilidade do sistema MBrace® da BASF, o qual consiste em lâminas de alto desempenho construídas com fibras de carbono em grau aeroespacial, fibras de aramida, e fibras de vidro tipo «E», embebidas em resinas poliméricas formuladas especificamente para este sistema”.
Outro desafio era assegurar a impermeabilização do Paseo de los Carruajes, já que abaixo deste há locais como o CTC (Centro Experimental do Teatro Cólon), onde se realizam obras de caráter alternativo. Para evitar infiltrações posteriores, foi utilizado Masterpren Manta®, uma lâmina impermeável pré-formada em cloreto de polivinila plastificado, material totalmente inerte à água, o qual não se deteriora pelas mudanças climáticas e mantém a flexibilidade ainda a baixas temperaturas. Também foram utilizadas placas suporte de EPS Poliestireno Expandido para pisos brilhantes, realizadas com pérolas de Styropor®.
A BASF também participou com suas linhas de alta performance por meio dos produtos de reparação na obra Dique Portezuelo Grande Del Rio Neuquén. Durante mais de 30 anos de operação do desvio de aterro do dique, aconteceram muitos danos por erosão. O objetivo das reparações foi devolver à estrutura a funcionalidade inicial e assegurar um período de vida útil similar ao decorrido, sem reparações maiores e mantendo a inspeção de rotina. “Para cumprir com este desafio, a BASF utilizou na obra o Concresive Mortero HF®, aplicado como ponte de aderência para reparar a totalidade das superfícies de concreto”, explica Gustavo Fernández.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090