Com o objetivo de ampliar rapidamente a produção de medicamentos biofármacos, como proteínas terapêuticas, a União Química fechou parceria com a GE Healthcare Life Sciences para a expansão de sua unidade em Brasília por meio da plataforma FlexFactory, também conhecida como fábrica de multipropósito, a primeira da América Latina. Com um investimento de mais de R$ 100 milhões em equipamentos e adequações da planta em Brasília (DF), adquirida pela União Química em 2012, a previsão é que a nova linha de produção esteja totalmente implementada no primeiro semestre de 2016.
A FlexFactory é uma plataforma automatizada e flexível para a produção de biofarmacêuticos, que permite aos fabricantes estabelecer rapidamente a linha de produção em um edifício existente ou em uma nova instalação, respondendo com agilidade às necessidades locais. “Atualmente há nichos no mercado da saúde que necessitam ser atendidos, mas cujo volume não é suficiente para que a produção seja feita em grandes estruturas de aço”, explica André Mindlin, diretor de Life Sciences da GE Healthcare. “Com a FlexFactory, o processo é totalmente realizado por tecnologias descartáveis, o que permite a fabricação de diferentes biofármacos em uma mesma linha de produção. Isso oferece eficiência operacional”, complementa.
A nova fábrica da Bthek, produtora de bioinseticidas da União Química, contará com todas as ferramentas, tecnologias (como bioreatores e cromatógrafos) e serviços da GE Healthcare ou de empresas parceiras do começo ao fim do processo, incluindo a automação da produção. “No momento estamos mapeando quais serão as tecnologias, estruturas e serviços que atenderão às necessidades da União Química”, salienta Mindlin. “Colocaremos toda a fábrica em operação em um curto prazo de tempo, entre 9 e 12 meses depois que o projeto for desenhado, outra vantagem de utilizar essa nova plataforma, já que linhas de produção convencionais demoram até três anos”.
Segundo o diretor médico da União Química, Miguel Giudicissi Filho, a empresa escolheu o modelo por se tratar de um sistema eficaz e inovador, que permitirá a expansão da unidade e da linha de produção com muita agilidade. “Temos um amplo mercado de medicamentos biofármacos que precisa ser atendido”, explica. “A fábrica conta hoje com 20 funcionários e com a expansão esperamos um aumento de 200% neste quadro”, complementa.
GE FlexFactory no mundo
Em 2013 a GE Healthcare Life Sciences implantou a plataforma FlexFactory para o Centro de Pesquisas da JHL Biotech – indústria biofarmacêutica – e para a sua fábrica em Hsinchu, Taiwan, para o desenvolvimento de uma linha celular. Racho Jordanov, co-fundador, presidente e CEO da JHL Biotech, explicou que “com isso a empresa está apta a fazer biofármacos de classe mundial a preços acessíveis”. Além disso, com essa plataforma, a JHL Biotech pode desenvolver processos de fabricação antes de lançar a operação em grande escala em sua unidade de Taiwan e da finalização de sua fábrica em Wuhan Kubio, que deve ocorrer em 2015.
União Química
Fundada em 1936, a União Química Farmacêutica Nacional S.A. está entre as dez maiores empresas da indústria farmacêutica brasileira. Com capital 100% nacional, a empresa busca constantemente levar à população medicamentos de qualidade a preços acessíveis.Para isso, a companhia investe continuamente em Pesquisa & Desenvolvimento, área que conta com mais de 80 profissionais focados em ações que envolvem geração de conhecimento e adaptação das tecnologias existentes.
Além das pesquisas internas, a União Química investe em parcerias com várias instituições brasileiras, públicas e privadas, com o objetivo de identificar substâncias inovadoras para o tratamento de doenças como o câncer.A indústria investe continuamente na modernização e no desenvolvimento tecnológico de suas fábricas, e respeita normas nacionais e internacionais de produção de medicamentos. A empresa está estruturada em duas divisões de negócio: saúde humana e saúde animal.
966 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090