Nesta época do ano, prédios comerciais e residenciais, praças, parques e avenidas ganham luzes, música e os mais criativos enfeites para celebrar o Natal. A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia, alerta sobre os cuidados que devem ser tomados com as instalações elétricas para que não ocorram acidentes. A aquisição de produtos de boa procedência e a supervisão de um eletricista no processo de instalação dos artigos natalinos são fundamentais.
Na hora da compra é preciso estar atento quanto à certificação dos equipamentos pelo Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Além disso, o uso de produtos-chave, como o disjuntor, que garante a proteção no caso de sobrecargas e curto-circuito são essenciais nas instalações elétricas. Outro equipamento importante é o interruptor Diferencial Residual (DR) destinado a evitar choques elétricos.
Nas áreas externas, os problemas mais comuns das decorações de fim de ano estão associados à sobrecarga e curto-circuito do sistema elétrico dos prédios. “Cordões de luz e equipamentos para a produção de neve artificial podem elevar a carga máxima de pontos de eletricidade, por isso é preciso também uma mangueira ou um conduíte para abrigar a fiação e um circuito elétrico exclusivo”, explica coordenador de Treinamento da Schneider Electric, Claudio Velano.
Nas áreas internas, o cuidado deve ser com o uso de adaptadores e benjamins que, superaquecidos, podem provocar incêndios. O especialista da Schneider Electric ainda ressalta a importância de proteger os equipamentos localizados em áreas úmidas ou em locais atingidos pela chuva.
Outro fator importante é a manutenção de equipamentos reutilizados. “Lâmpadas queimadas em um pisca-pisca ocasionam o aumento da carga nos outros pontos do produto, gerando o aquecimento excessivo do fio, por exemplo”, acrescenta Velano. Além desses cuidados, recomenda-se a utilização de lâmpadas de LED, que não esquentam na mesma intensidade das tradicionais, tornando-se mais eficientes.
O correto uso de energia garante segurança e eficiência. Alguns cuidados simples podem fazer toda a diferença.
Sobre a Schneider Electric
Como especialista global em gestão de energia em mais de 100 países, a Schneider Electric oferece soluções integradas para diversos segmentos de mercado, obtendo posições de liderança em Energia e Infraestrutura, Indústrias e Fabricantes de Máquinas, Data Centers e Networks e Prédios residenciais e não-residenciais. Focada em oferecer energia mais segura, confiável, eficiente, produtiva e sustentável, a Schneider Electric tem mais de 140 mil colaboradores em todo o mundo e faturou globalmente 24 bilhões de euros em 2012, pelo seu compromisso de ajudar as pessoas e organizações a utilizar de maneira mais eficiente a energia. Presente no Brasil há mais de 65 anos, possui cerca de 5.000 colaboradores, 13 filiais comerciais e 10 unidades fabris: Guararema (São Paulo), Sumaré (São Paulo), Curitiba (Paraná), Fortaleza (Ceará), Blumenau (Santa Catarina), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Manaus (Amazonas) e três na cidade de São Paulo. Mais informações em www.schneider-electric.com
1013 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090