Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Empresas

Bayer planeja focar os seus negócios inteiramente em Ciências da Vida

19/09/2014

A Bayer pretende, num futuro próximo, se concentrar inteiramente nos negócios de Ciências da Vida - HealthCare e CropScience - e flutuar as ações da MaterialScience no mercado como uma empresa separada. Desta forma, a Bayer se posiciona como uma empresa líder mundial na área de saúde humana, saúde animal e ciências agrícolas. O Conselho de Supervisão aprovou, por unanimidade, o plano do Conselho de Administração nesta quinta-feira. "Nossa intenção é criar duas corporações globais líderes: a Bayer como uma empresa de inovação de classe mundial nos negócios de Ciências da Vida, e a MaterialScience como líder em polímeros", anunciou o Dr. Marijn Dekkers, CEO da Bayer. Ele disse que as duas empresas têm excelentes perspectivas de sucesso em suas respectivas indústrias.

 

MaterialScience terá acesso direto ao mercado de capitais

Nos últimos anos, o centro de gravidade da Bayer se transferiu fortemente em direção às atividades focadas em Ciências da Vida com o bem-sucedido lançamento de novos produtos farmacêuticos, a recente aquisição em curso do negócio de produtos isentos de prescrição médica da Merck & Co., e o próspero desenvolvimento dos negócios da CropScience. O objetivo é continuar o positivo desenvolvimento dessas atividades no futuro por meio de mais investimentos para este crescimento. Seguindo sua regular avaliação do portfolio de negócios, o Conselho de Administração decidiu, portanto, focar a companhia nessas áreas. Estes dois segmentos correspondem atualmente a 70% das vendas da Bayer e 88% do EBITDA antes dos itens especiais.

A apresentação das ações separadas da MaterialScience no mercado deve ocorrer entre 12 e 18 meses. A principal razão para esta mudança é dar à MaterialScience acesso direto ao mercado de capital para o seu desenvolvimento futuro. Este ingresso não pode mais ser assegurado adequadamente no Grupo Bayer, devido às necessidades de investimentos substanciais de empresas de ciências biológicas para um crescimento orgânico e externo. Além disso, como uma empresa separada, a MaterialScience pode alinhar suas estruturas organizacionais e de processos e cultura corporativa inteiramente em direção ao seu próprio ambiente industrial e modelo de negócio.

 

Bayer deve manter uma carteira equilibrada

As empresas do futuro Grupo Bayer tiveram um faturamente pro forma de aproximadamente 29 bilhões de euros em 2013, empregando mais de 99 mil - 29.500 delas na Alemanha.  A sede da empresa permanecerá em Leverkusen.

"A Bayer continuará posicionada como uma empresa com um portfólio atraente e equilibrado, com foco principal no crescimento orgânico", explicou Dekkers. Para isso, a companhia pretende aumentar o seu investimento em pesquisa e desenvolvimento, seletivamente reforçando a interface entre a HealthCare e a CropScience, e continuará a conduzir o sucesso na comercialização de produtos farmacêuticos lançados recentemente. A Bayer espera que estes produtos - o anticoagulante Xarelto®, o medicamento Eylia® para uso intraocular, o Stivarga® e Xofigo ® - ambos para o câncer, e o Adempas®, para hipertensão pulmonar, devem ter vendas combinadas de pelo menos 7,5 milhões de euros.

 

Negócios separados da Bayer MaterialScience serão mais flexíveis diante da concorrência global
"Acreditamos firmemente que a MaterialScience utilizará seu status independente para estender sua já existente força ainda mais rapidamente, de forma mais efetiva e flexível na competitiva arena global”, comentou Dekkers. A estratégia e cultura corporativa, alinhadas com a liderança em tecnologia e custos, juntamente com a capacidade de tomar suas próprias decisões de investimento e carteira, dará à MaterialScience as melhores perspectivas de desenvolvimento em um mercado altamente competitivo. Isso, disse Dekkers, inclui o acesso direto ao mercado de capitais para que ela não tenha que competir com as empresas de ciências biológicas para o financiamento de investimentos no futuro.

"A MaterialScience é uma empresa muito bem posicionada que hoje opera em competitivas e modernas instalações de grande escala. Nós constantemente tivemos melhorias nestas instalações, mesmo em tempos econômicos difíceis ", ressaltou Dekkers, citando os investimentos na produção de Xangai, na China, e a nova planta de TDI em Dormagen, Alemanha, que será inaugurada oficialmente em dezembro. Entre 2009 e 2013, sozinha, a Bayer investiu mais de 3,8 mil milhões de euros em imóveis, instalações e equipamentos, além de pesquisa e desenvolvimento para os negócios da MaterialScience.

Após a apresentação, a MaterialScience será a quarta maior empresa química da Europa; teve vendas globais em 2013 de mais de 11 bilhões de euros (pro forma). É planejado que a nova empresa tenha uma força de trabalho global de aproximadamente 16.800 colaboradores, incluindo cerca de 6.500 na Alemanha. A organização terá um novo nome e uma identidade separada, e será sediada em Leverkusen.

 

Bayer: Se é Bayer, é bom (Science For a Better Life)

A Bayer é uma empresa global com competências nas áreas da saúde, ciências agrícolas e materiais inovadores. Como uma companhia de inovação, define as tendências nas áreas de pesquisa intensiva. Os produtos e serviços da empresa são projetados para beneficiar a população e melhorar sua qualidade de vida. Ao mesmo tempo, a Bayer agrega valor pela inovação, crescimento e uma elevada rentabilidade. O Grupo é comprometido com os princípios de desenvolvimento sustentável e com o seu papel de empresa cidadã ética e socialmente responsável. Economia, ecologia e responsabilidade social compõem os objetivos da política corporativa e são igualmente importantes para a empresa. No ano fiscal de 2013, a Bayer empregou 113.200 colaboradores e registrou vendas de 40,157 bilhões de euros. As despesas de capital totalizaram 2,2 bilhões de euros, e os investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento somaram 3,2 bilhões de euros. Para mais informações acesse www.bayer.com.br.

1159

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */