A Accor, líder mundial em operação hoteleira, acaba de atingir o número de 200 hotéis em solo brasileiro. Com presença em 84 cidades e oferta de 33 mil quartos, a rede comemora o marco e segue com seu forte plano de expansão. Até 2018, serão inauguradas mais 155 unidades no País, o que representa um aumento de 75% no número de quartos.
O Brasil é o terceiro maior mercado da Accor no mundo e o mais importante nas Américas. E ainda há um grande espaço para crescer, não apenas nos principais centros urbanos, mas também em cidades consideradas secundárias e terciárias. “Os grandes eventos trouxeram uma ótima onda de novos projetos de infraestrutura para o turismo e a hotelaria, com uma série de incentivos que foram criados. Esse fato, atrelado à motivação dos investidores, impulsionou o desenvolvimento nas principais cidades do País”, afirma Roland de Bonadona, CEO Accor Américas & Caribe.
Segundo estudos do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), as cidades com maior potencial de desenvolvimento ficam na região Sudeste (59% dos empreendimentos até 2016), Sul (16%), Nordeste (12%), Centro Oeste (7%) e Norte (6%). “Cidades secundárias e terciárias vivem um momento de crescimento econômico, o que comprova a necessidade de um produto hoteleiro de marca reconhecida e serviços padronizados, e nosso portfólio da Família ibis é particularmente adequado a esse perfil”, comenta Bonadona.
São justamente os segmentos econômico e supereconômico os que mais crescem no Brasil. “O modelo de franquia hoteleira foi a solução encontrada para esse desenvolvimento em maior escala, uma vez que nos permite encontrar os parceiros ideiais com raízes locais e potencial para o desenvolvimento de hotéis nessas regiões”, acrescenta o executivo. Como exemplo de algumas cidades secundárias, e até terciárias, que vão receber hotéis da Família ibis estão Bacabal (MA), Não me Toque (RS), Luís Eduardo Magalhães(BA), Manhuaçu (MG), Umuarama (PR), Parauapebas (PA).
O segmento de categoria midscale – que atende viajantes tanto a negócios quanto a lazer que exigem serviços completos de hotelaria, incluindo eventos, alimentos e bebidas – vem acompanhando a necessidade de mercados mais consolidados. Já o segmento upscale está mais restrito a mercados primários onde há espaço para desenvolver produtos desse porte. “Desafios e complexidade de financiamento, existência de poucos fundos especializados no segmento e alto custo de terrenos são alguns dos fatores pelos quais há poucos projetos da categoria luxo e superluxo sendo desenvolvidos no Brasil”, explica o executivo.
Uma das estratégias usadas pela Accor para crescer neste segmento foi a aquisição do Grupo Posadas na América do Sul, em 2012. Com investimento de US$ 275 milhões, a rede francesa ficou com a operação de 15 hotéis das marcas Caesar Park e Caesar Business – 11 no Brasil, dois na Argentina e dois no Chile – e mais 14 projetos assinados.
Expansão
Presente no Brasil desde 1977, quando iniciou as operações com a abertura do Novotel São Paulo Morumbi, a rede Accor vem se consolidando no País com a implantação de novas marcas, como a chegada da bandeira de apart-hotéis Adagio e o recente lançamento do ibis Styles na categoria econômica. “Sempre acreditamos no Brasil. Um exemplo disso é que, ao trazer marcas pela primeira vez em nosso mercado, apostamos em hotéis próprios como forma de investir no País. Foi o caso de Sofitel, Novotel, ibis e ibis budget, por exemplo”, afirma Bonadona.
Além da chegada de novas marcas, a Accor aposta em novos modelos de negócio para seguir com seu plano de expansão. “Cada vez mais o modelo de franquia passou a ser difundido e bem aceito entre nossos parceiros, o que proporciona o crescimento mais acelerado”, explica o executivo. Metade dos novos contratos de 2014 (37) já segue esse modelo.
Outra tendência que tem contribuído bastante para a velocidade do desenvolvimento é a formação de grupos investidores que se transformaram em agentes financiadores de projetos hoteleiros, os chamados clusters. “Já temos importantes parceiros com esse modelo, como a empresa Souza Maria, de Jaboticabal, e Operar, de Juiz de Fora”. A Accor também preserva um longo relacionamento com parceiros históricos, franqueados, incorporadores e proprietários como Atrio, Setin e Odebrecht.
Inovação e qualidade para satisfação do cliente
Buscando sempre aprimorar a experiência do consumidor em seus hotéis, a rede Accor tem investido em facilidades que visam benefiar diretamente seus clientes e investidores. Além de inovações tecnológicas, como é o caso do projeto Welcome, uma solução digital que revoluciona as boas-vindas aos hóspedes em seus hotéis e oferece recepção personalizada e rápida, o site Accorhotels.com apresenta uma plataforma digital de fácil navegação, que permite ao hóspede realizar reservas e obter tarifas atrativas em promoções exclusivas.
No quesito relacionamento, o programa de fidelidade Le Club Accorhotels segue aprimorando suas vantagens. Mais generoso, premia ainda mais seus clientes fiéis com benefícios como 25% de acréscimo nos pontos, late check-out e maiores descontos nos 2.700 hotéis pelo mundo, de luxuosos a econômicos. Apenas cinco anos após ser lançado, atingiu 1,7 milhão de participantes só na América Latina.
A Accor ainda conta com uma poderosa plataforma própria de distribuição, que até julho de 2014, efetuou perto de 3 milhões de diárias, que representam mais de 60% da ocupação dos hotéis. Para se ter uma ideia da importância dos canais eletrônicos nesta distribuição, os sites das bandeiras Accor e o accorhotels.com foram responsáveis por 32% do movimento total de reservas. A plataforma contempla call center, GDS e internet, além de escritórios comerciais centrais e regionais dedicados ao atendimento das contas corporativas e de grandes agências que atuam com clientes a lazer e a negócios
Outra importante conquista neste ano, a recente premiação da Accor entre as principais empresas para se trabalhar no Brasil, é destaque. A rede recebeu a oitava colocação na categoria “Grande Porte” do prêmio GPTW - Great Place to Work®. Esta é a 17° vez que a rede está na lista, além de ser melhor colocada entre todas do setor de hotelaria. “Esse tipo de reconhecimento é extremamente importante para nós, uma vez que reflete a satisfação dos nossos colaboradores no dia a dia do trabalho. Além disso, nosso compromisso em manter todos os funcionários motivados influencia diretamente na satisfação do cliente, quesito de extrema relevância nos hotéis da rede Accor”, completa o CEO.
Principais momentos da Accor no País
1977: início da operação hoteleira no Brasil com a chegada da bandeira Novotel.
1983: entrada no mercado de flats com a rede Parthenon - atual Mercure.
1990: chegada da marca Sofitel, quando a rede marca sua entrada local no mercado de luxo.
1992: fundação da Académie Accor, primeira universidade corporativa do País.
1999: chegada da hotelaria econômica no Brasil com a marca ibis.
2001: lançamento da bandeira supereconômica Formule 1.
2006: início dos contratos com o modelo de franquia.
2011: abertura do primeiro hotel Pullman no Brasil.
2012: nova estratégia do grupo Accor no segmento econômico: ibis, ibis Styles, ibis budget
2013: chegada do primeiro Adagio e Grand Mercure na América Latina.
2014: lançamento da bandeira ibis Styles no País com a abertura de três hotéis e abertura do 200º hotel da Accor no Brasil – ibis Styles SP Anhembi.
SOBRE EMPRESA
A Accor, maior operadora hoteleira do mundo, oferece aos seus clientes e parceiros a dupla expertise como operadora / franqueadora (HotelServices) e proprietária / investidora (HotelInvest), com o objetivo de assegurar o desenvolvimento sustentável e a expansão equilibrada em benefício do maior número de pessoas.
Com cerca de 3.600 hotéis e 460 mil quartos, a Accor acolhe viajantes a negócios e a lazer em 92 países, em todos os segmentos de mercado: Luxo com a marca Sofitel; alto padrão internacional com as marcas Pullman, MGallery e Grand Mercure; gama intermediária com as marcas Novotel, Suite Novotel, Mercure e Adagio; e econômico com ibis, ibis Styles, ibis budget e hotelF1. O Grupo possui um poderoso ecossistema digital, com destaque para o portal de reservas accorhotels.com, os sites das marcas e o programa de fidelidade Le Club Accorhotels.
Primeira escola hoteleira do mundo, a Accor se dedica ao desenvolvimento dos talentos dos 170.000 colaboradores sob as suas bandeiras, embaixadores no cotidiano da cultura de serviço e inovação que tem impulsionado o Grupo há 45 anos.
1100 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090