O Centro de Negócios Digitais do MIT renovou por mais três anos sua parceria com a Capgemini Consulting, divisão de consultoria em estratégia e transformação do Grupo Capgemini, um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização. O acordo marca a continuidade do estudo realizado em conjunto pelas instituições nos últimos três anos, que mostra que as organizações bem-sucedidas em transformações digitais são, em média, 26% mais rentáveis comparadas às concorrentes do mesmo setor.
A Capgemini Consulting e o Centro de Negócios Digitais do MIT estão conduzindo um novo programa de pesquisa conjunta para examinar, de forma mais sistemática, como algumas tecnologias e os dados digitais à nossa volta mudarão a maneira de trabalhar, o formato das empresas e a organização dos setores. Graças ao estudo Embracing Digital Technology: A New Strategic Imperative (Acolhendo a Tecnologia Digital: Um Imperativo Estratégico, em português), a importância do tema é reconhecida pela maioria dos executivos. Atualmente, os líderes empresariais desejam ir além das transformações imediatas - e entender como será o desenho organizacional de suas companhias, quando essas inovações estiverem incorporadas em grande escala -, tema abordado pela nova fase da pesquisa.
Estudando o impacto das tecnologias digitais nas empresas, a pesquisa tem como objetivo detectar padrões eficazes de organizações, que os líderes empresariais poderão utilizar de forma tangível para direcionar suas estratégias e prosperar em um mundo digital. As plataformas digitais, como mídias sociais, dispositivos móveis, produtos inteligentes e "usáveis" (wearable), além da computação na nuvem, têm avançado rapidamente no cenário econômico global. Os canais digitais estão mais disseminados, não apenas nas economias desenvolvidas mas também nas emergentes. Estima-se que as companhias eficazes serão muito diferentes nessa nova era digital.
"Com a tecnologia digital, testemunhamos uma nova revolução industrial, da mesma escala da primeira - que nos ensinou duas importantes lições: muitas organizações não se transformaram para sobreviver à transição, e aquelas que se adaptaram precisaram mudar fundamentalmente a forma de conduzir seus negócios", explica o cientista do Centro de Negócios Digitais do MIT, Andrew McAfee.
Além de analisar as mudanças essenciais pelas quais as organizações passarão com ondas sucessivas de transformação digital, o estudo, que abrangerá pesquisa econômica, organizacional e de campo, também fornecerá recomendações práticas sobre como os líderes podem conduzir suas empresas a fim de evitar que se tornem obsoletas. O estudo investigará como os desafios das companhias mudarão dependendo de algumas variáveis, como segmento de atuação e região.
"Modelos de empresas digitalmente capazes já são uma realidade. Algumas organizações estão usando o capital humano de forma diferente - são mais planas e voltadas a dados. Algumas têm trabalhado de forma integrada, ultrapassando as fronteiras internas e externas. Da mesma forma, outras companhias reformularam as cadeias de valor de seus setores. Precisamos compreender esses padrões", avalia o cientista pesquisador do Centro de Negócios Digitais do MIT, George Westerman.
"O maior desafio de nossos clientes é entender essa futura empresa digital. Precisamos utilizar o big data para tornar as companhias mais inteligentes. Reconhecemos que é preciso melhorar a conectividade, a transparência e a colaboração, para criar organizações alinhadas globalmente. Acima de tudo, é necessário basear as conclusões e recomendações em pesquisas sérias e relevantes. É por isso que estamos com uma grande expectativa para trabalhar com o Centro de Negócios Digitais do MIT por mais três anos", comenta o vice-presidente sênior da Capgemini Consulting, Didier Bonnet.
Sobre o Centro de Negócios Digitais do MIT
Fundado em 1999, o Centro de Negócios Digitais do MIT (http://digital.mit.edu) congrega empresas líderes, educadores visionários e alguns dos melhores alunos do mundo, que, juntos, inventam e compreendem o valor gerado para os negócios por meio das tecnologias digitais. Somos totalmente financiados por patrocinadores corporativos, com quem trabalhamos num ambiente de constante troca de ideias, análises e reflexões voltadas à resolução de problemas reais. O Centro patrocinou mais de 50 professores e realizou mais de 75 projetos de pesquisa voltados à compreensão do impacto da tecnologia no valor do negócio e ao desenvolvimento de ferramentas e estruturas de trabalho que nossos patrocinadores podem usar para obter uma vantagem competitiva.
Sobre a Capgemini Consulting
A Capgemini Consulting é a empresa de consultoria em estratégia e transformação global do Grupo Capgemini, dedicada a orientar e apoiar as organizações em seus esforços para transformar os seus negócios, oferecendo desde o desenvolvimento de estratégias inovadoras até a execução dessas estratégias com foco constante nos resultados. Em um cenário de grandes rupturas e oportunidades trazidas pela nova economia digital, nossa equipe global de mais de 3.600 profissionais trabalha com as principais empresas e governos para dominar a transformação digital, com base no nosso conhecimento da economia digital e na nossa liderança na transformação de negócios e mudança organizacional. Saiba mais acessando http://www.c apgemini-consulting.com @CapgeminiConsul.
Sobre a Capgemini
Com cerca de 140 mil profissionais em mais de 40 países, a Capgemini é um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização. Em 2013, o Grupo reportou uma receita global de 10,1 bilhões de euros. Em conjunto com seus clientes, a Capgemini cria e entrega soluções de negócios e tecnologia, que atendem às suas necessidades e alcançam os resultados desejados. Como uma empresa essencialmente multicultural, a Capgemini desenvolveu seu modo próprio de trabalhar, o Collaborative Business ExperienceTM, com base no Rightshore®, seu modelo de entrega mundial.
Em 2010, o Grupo Capgemini adquiriu a CPM Braxis, que vem operando com sucesso no Brasil por mais de 30 anos. No final de 2012, a CPM Braxis Capgemini teve sua marca mudada para Capgemini. No País, a Capgemini emprega 7,8 mil pessoas e atende mais de 200 clientes, oferecendo quatro principais linhas de serviços: Applications Services, Infrastructure Services and Products, e Business Process Outsourcing (BPO). Saiba mais sobre nós: www.br.capgemini.com. Conecte-se à Capgemini no Brasil pelo Twitter, Facebook e LinkedIn.
865 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090