Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Cursos Aberje

Agenda de fevereiro traz 11 cursos na Aberje

06/01/2014

O calendário de cursos para  fevereiro de 2014 na Aberje prevê 11 opções entre os dias 6 e 27 em três capitais – São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Entre os temas, constam escrita criativa, comunicação interna, comunicação interpessoal, sustentabilidade, GRI, comunicação de liderança, gestão de projetos, comunicação em redes digitais e programas de voluntariado corporativo.

Arlete Prieto abre a programação com seu curso “Técnicas de escrita criativa para comunicadores” no dia 6. O texto corporativo pode ser mais interessante e atingir um número maior de pessoas quando tem, entre suas principais características, a criatividade. Atualmente há uma série de técnicas que ajudam estimulam a redação criativa sem o que o texto perca a objetividade necessária. Este, inclusive, é um atributo indispensável na relação emissor-receptor quando o foco é o texto, seja ele verbal ou não verbal.

Belo Horizonte recebe no dia 7 o curso “Comunicação interna como apoio às estratégias negociais”, com Claudia Zanuso. A ideia é oferecer uma perspectiva em que a comunicação interna possa ser vista como área e atividade de apoio às demais áreas da estrutura organizacional. A abordagem será da percepção de um processo sistêmico, argumentado por meio de exemplos práticos de situações em que o planejamento de comunicação interna apoia as áreas de Comunicação Institucional, RH, Marketing, Saúde e Segurança, Qualidade, entre tantas outras.

Comunicação interpessoal e técnicas de apresentação” é o tema de Leny Kyrillos e Milton Jung no dia 8 em São Paulo. Uma das competências mais valorizadas no ambiente organizacional contemporâneo é a comunicação interpessoal e a capacidade de fazer boas apresentações. Vão ser abordados conceitos relacionados ao desempenho comunicativo em contexto interpessoal, em apresentações públicas e contato com a mídia (entrevistas para os veículos TV e rádio). A intenção fornecer as ferramentas necessárias para que o profissional desenvolva e aprimore sua comunicação, produzindo impacto positivo em todas as circunstâncias a que estará exposto. 

O dia 12 de fevereiro marca o primeiro curso avançado do ano: “Sustentabilidade: O que é, Por que Adotar e Como Comunicar” na cidade de SP, com Ricardo Voltolini. A sustentabilidade é um dos temas estratégicos mais importantes, gerando valor econômico para os negócios e impactando a reputação, a imagem e a marca. Isso representa, na prática, enormes desafios. Para os gestores corporativos, o de mudar modelos e estratégias empresariais. Para os gestores de comunicação, o de informar, envolver e sensibilizar consumidores, funcionários, fornecedores, comunidades e toda a sociedade em torno dos princípios, valores e práticas socioambientais da organização.

Planejamento em Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia: alternativas estratégicas na produção de resultados” vem na sequência no dia 13 em Belo Horizonte. Cyro Couto mostra que cada vez mais as organizações necessitam de presença na mídia. Isso porque a mídia é considerada pelo público a instituição de maior credibilidade na disseminação de informações. Diante disso, é fundamental administrar o relacionamento com a imprensa como uma troca salutar, de forma a encarar suas exigências de consistência e transparência, como condição sine qua non na construção, manutenção e ampliação da imagem institucional. 

A gestão da comunicação nas organizações contempla atividades de planejamento, execução e controle de resultados, avaliando qual a contribuição para a estratégia do negócio. Entender quais os instrumentos de medida de resultados faz parte das competências exigidas de um profissional de comunicação. O curso "Como avaliar campanhas e meios de Comunicação Interna" oferece uma base teórica e auxilia o gestor na escolha da melhor metodologia para mensurar os resultados de programas, projetos, campanhas e meios de comunicação interna. Vai ser dia 14, com Suzel Figueiredo, em São Paulo.

Módulo de Transição GRI - do G3/G3.1 ao G4” é o tema do dia 16 em SP. O objetivo é que os participantes compreendam os principais elementos das Diretrizes G4 e as principais diferenças entre as G3/G3.1 e as G4. Foi projetado exclusivamente para aqueles que já participaram do Programa de Treinamento Certificado GRI regular. Buscará identificar os principais recursos do G4, compreender o que mudará em cada passo do processo de reporte da GRI e usar os conteúdos das Diretrizes G4 durante o processo de reporte para preparar relatórios com base nas diretrizes G4. James A. Heffernan e Álvaro Almeida são os responsáveis.

São Paulo recebe o curso “Como desenvolver a competência de Comunicação da alta liderança para alavancar os resultados de negócios da sua empresa” de Juliana Vale Marques no dia 21. O mundo está cada vez mais transparente, com comunidades empoderadas, tornando a necessidade de comunicação eficiente ainda maior. A definição da estratégia correta para levar a organização aos patamares exigidos pelos stakeholders é inútil se as pessoas não entenderem os objetivos da empresa e o que é esperado delas. Apesar de o desempenho das empresas ser fortemente impactado pela comunicação da liderança antes, durante e depois das decisões, muitos executivos não estão preparados. 

Rodrigo Padron fala no Rio de Janeiro no dia 25 sobre “Como fazer um plano de comunicação para redes digitais - uma abordagem teórica e prática”. Os atores e produtores das indústrias das comunicações, incluindo profissionais de comunicação corporativa/organizacional, começaram a se deparar com os novos instrumentos ou suportes, jargões como: conectividade, interatividade, multimedialidade e hipertextualidade. Todos esses novos suportes podem e estão sendo usados por organizações e públicos. Tudo vai depender das realidades sociais e da acessibilidade no contexto de cada um.

Gestão de Projetos de Comunicação” é o assunto de Daniela Biondo e Fábio Barcellos no dia 26 em SP. Relacionamento com a imprensa, com o público interno, com a comunidade, com acionistas. Comunicação digital, publicações, campanhas, gestão de crises, estratégias de comunicação. O comunicólogo é um profissional do qual se requer conhecimentos e competências multidisciplinares que extrapolam o âmbito da comunicação. E para lidar com temas diversos, torna-se necessário ter habilidades que contribuam para o planejamento, monitoramento e controle de seus projetos.

O encerramento da agenda acontece no dia 27 com “Estratégias de comunicação para ativar ações e programas de voluntariado corporativo”, desenvolvido por Natália de Campos Tamura. O voluntariado empresarial pode ser uma ferramenta de transformação dos estágios de consciência de uma empresa e de harmonização das relações profissionais. Como entender e evidenciar isso pela comunicação é o verdadeiro desafio. A ideia é aprofundar a discussão sobre a comunicação do programa de voluntariado, seu planejamento, condução, acompanhamento e mensuração dos resultados. Vai ser em SP.

Mais dados e atualização da listagem de cursos podem ser obtidos através do e-mail cursos@aberje.com.br, no link http://www.aberje.com.br/servicos_cursos.asp  ou ainda no telefone 11-3662-3990 ramal 240, com Danielle Nakasa.


 

912

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090