Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Cursos Aberje

Agenda da Aberje confirma cursos de indicadores de desempenho, gestão de riscos e storytelling

09/11/2014

A gestão da comunicação nas organizações contempla atividades de planejamento, execução e controle de resultados, avaliando qual a contribuição para a estratégia do negócio. Entender quais os instrumentos de medida de resultados faz parte das competências exigidas de um profissional de comunicação. Por isso, está sendo ofertado o curso “Como identificar e estabelecer indicadores de desempenho em Comunicação”, com Suzel Figueiredo, entre 9h e 18h do dia 13 de novembro de 2014 no Espaço Aberje Sumaré (Rua Amália de Noronha, 151/6º andar) em São Paulo/SP. A ideia é oferecer uma base teórica e auxiliar o gestor na escolha da melhor metodologia para mensurar os resultados de programas, projetos, campanhas e meios de comunicação. A estrutura de conteúdos foi montada para contextualizar a mensuração de resultados de comunicação, apresentar conceitos e discutir possibilidades de avaliação de ações de comunicação. Além disto, a intenção é capacitar o comunicador a gerenciar pesquisas/mensuração, construir modelo de questionário de avaliação e simular mensuração de comunicação interna, comunicação de projetos de sustentabilidade e resultados de mídia. No programa, conceitos básicos de mensuração, a importância do planejamento, métodos de abordagem para coleta de dados, definição de performance por tipo de indicador, modelos de mensuração, análise dos resultados.

O cenário atual e o ambiente onde as organizações atuam cada vez mais exige transparência e clareza de propósito dos gestores. As decisões, principalmente em momentos de conturbação política, pressões da sociedade ou problemas internos exigem rapidez e discernimento. Numa realidade em que o próprio papel da mídia vem sendo questionado, não há mais espaço para as crises deixarem de ter alta visibilidade e de se oferecer ao escrutínio público, até porque os meios de difusão não mais se limitam à mídia tradicional. É com esse escopo que está sendo oferecido o curso “Gestão de Riscos e Crises Corporativas”, com João José Forni, entre 9h e 18h do dia 14 de novembro de 2014 também no Espaço Aberje Sumaréem São Paulo/SP. Entre as propostas do curso estão entender a dinâmica das crises (gênese, origem, maiores incidências, causas, consequências), destacar a importância de preservar a reputação e a imagem das organizações, como o mais importante ativo das instituições e pessoas e enfatizar a importância da prevenção, da gestão de risco e da análise das vulnerabilidades como forma de evitar crises. O instrutor também pretende esclarecer as funções do gestor, do Comitê de Crise e da comunicação na gestão de crises e a importância da tomada de decisões durante a ocorrência de crises graves e ainda destacar ações efetivas de relacionamento com a mídia, na ocorrência de crises graves. Os tópicos discutem elementos-chave determinantes para o sucesso ou o fracasso da gestão de crises, a análise de soluções apresentadas, a necessidade de transparência diante dos novos instrumentos de tecnologia e de controle da sociedade e a percepção de que as redes sociais se tornaram uma nova ameaça à reputação de pessoas e instituições.

“Novas narrativas organizacionais: o uso do storytelling na comunicação com públicos estratégicos”, desenvolvido por Rodrigo Cogo, é o tema de curso marcado entre 9h e 18h do dia 14 de novembro de 2014 na Valer (Av. Graça Aranha, 26 – Térreo) no Rio de Janeiro/RJ. O programa foi montado dentro da perspectiva de que identificar o contexto da comunicação organizacional atual e as dificuldades consequentes de atenção e retenção de conteúdos num tempo de sobrecarga informativa e de diversidade de mídias operantes e concorrentes é condição fundamental para uma excelente atuação dos comunicadores. A proposta é fornecer a teorização necessária para entender a inserção do storytelling na estratégia comunicativa, com visualização e discussão de exemplos (positivos e negativos) de uso em várias interfaces, buscando detectar as fórmulas que podem funcionar melhor para contar histórias no ambiente de trabalho. Como tema de crescente interesse e debate, a ideia é consolidar o conceito de storytelling e diferenciar visões correntes.

A Aberje tem cadastro no Sicaf, o que facilita a inscrição de comunicadores da área pública. As inscrições acontecem exclusivamente pela internet, com preenchimento de ficha. Mais dados podem ser obtidos através do e-mail cursos@aberje.com.br e no telefone 11-3662-3990, ramal 840, com Danielle Nakasa.

1222

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090