A agenda de cursos da Aberje até o final de outubro oferece várias opções temáticas. São qualificações sobre assuntos como gestão da reputação, opinião pública, programas de voluntariado, comunicação digital, escrita criativa, espiritualidade e storytelling.
“Opinião pública em ambientes voláteis: comunicar em contextos turbulentos” é tema de curso avançado na programação da Aberje. A velocidade com que fatos são noticiados na contemporaneidade permite que muitas vezes sejam criados diversos vieses, gerando ambientes de animosidade entre organizações e seus públicos. A comunicação em ambientes turbulentos deve ser parte do planejamento de organizações que tenham em conta a gestão de riscos de imagem e a valorização de suas reputações como valor agregado, otimizando relacionamentos e gerando resultados. Vai ser desenvolvido por Luiz Alberto de Farias no dia 16 em SP.
“Novas narrativas organizacionais: o uso do storytelling na comunicação com públicos estratégicos”, desenvolvido por Rodrigo Cogo, é o tema de curso marcado no dia 21 de outubro na Unidade de Treinamento da Unimed em Belo Horizonte/MG. O programa foi montado dentro da perspectiva de que identificar o contexto da comunicação organizacional atual e as dificuldades consequentes de atenção e retenção de conteúdos num tempo de sobrecarga informativa e de diversidade de mídias operantes e concorrentes é condição fundamental para uma excelente atuação dos comunicadores.
A reputação de uma organização pode ser sua principal vantagem competitiva ou, por outro lado, levá-la ao fracasso. A área de comunicação está em uma posição privilegiada para monitorar a reputação e identificar as oportunidades de melhorias. Pensando nisso, está sendo oferecido pela Aberje o curso “Gestão da reputação como vantagem competitiva: do planejamento à mensuração”, com o consultor e professor da McMaster University/Canadá, Terry Flynn. Vai ser no dia 22 de outubro em SP.
Há tantas ideias e novas práticas de gerenciamento que é difícil manter-se atualizado. A cada ano parece existir uma nova forma de gerenciar organizações. Há uma demanda crescente de se olhar para além do lucro, compreendendo significado, relacionamento, crescimento pessoal, profissional e espiritual. Nesse sentido estudos relacionados à espiritualidade podem contribuir para esses desafios. Organizações passam assim a observarem e a instigarem ambientes que possam enriquecer as experiências humanas. Essa é a base de novo curso na programação da Aberje: “Espiritualidade nas Organizações: o olhar comunicacional”, com Marlene Marchiori nos dias 23 e 24.
Pesquisa do Instituto Gallup em todo o mundo, inclusive no Brasil, revela que apenas 13% dos profissionais são altamente engajados. Essa verdadeira crise de comprometimento dos colaboradores abala a produtividade das organizações, com a consequente diminuição dos resultados e aumento da rotatividade e do absenteísmo. Os profissionais de comunicação e de recursos humanos são os agentes vitais no processo de transformação dessa realidade, por meio da capacitação das lideranças e da criação de iniciativas mobilizadoras que desenvolvam uma cultura de alta performance. Esse é o contexto do curso “Como Criar um Ambiente de Engajamento: o papel-chave da comunicação interna”, com o jornalista e sócio-diretor da Retoque Comunicação, Luiz Chinan no dia 28 em SP.
Atualmente, presencia-se a emergência de uma sociedade móvel e conectada, com uma variedade de fontes de informações e meios de comunicação que estão disponíveis em casa, no trabalho, nas escolas e nas comunidades, de uma forma geral. Nota-se uma forte campanha em torno da necessidade de as pessoas estarem conectadas, sempre aptas a ingressar em processos de interação social. Nesse contexto, as redes digitais representam um espaço híbrido que contempla processos infocomunicacionais complexos e em constante simbiose. E este é o tema de Rodrigo Padron no curso “Como fazer um plano de comunicação para redes digitais - uma abordagem teórica e prática” no dia 29 em SP.
O texto corporativo pode ser mais interessante e atingir um número maior de pessoas quando tem, entre suas principais características, a criatividade. Atualmente, há uma série de técnicas que ajudam estimulam a redação criativa sem o que o texto perca a objetividade necessária. Este, inclusive, é um atributo indispensável na relação emissor-receptor quando o foco é o texto, seja ele verbal ou não verbal. E é sobre isso que trata o curso “Técnicas de escrita criativa para comunicadores”. Acontece no dia 30 de outubro em SP, com Arlete Prieto.
Os cursos sempre acontecem entre 9h e 18h. Quando realizados em São Paulo, são marcados no Espaço Sumaré (Rua Amália de Noronha, 151 – 6º andar). A Aberje tem cadastro no Sicaf, o que facilita a inscrição de comunicadores da área pública. Qualquer dúvida pode ser encaminhada através do e-mail cursos@aberje.com.br ou ainda pelo telefone 11-3662-3990, ramal 840, com Danielle Nakasa.
1192 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090