O impacto da chegada da web e suas inúmeras possibilidades de interação transformaram o público consumidor em agente. Hoje, a “aldeia global”, vislumbrada por Marshall McLuhan, tornou-se realidade nas redes sociais. O desafio para as marcas vai além da identificação de seus produtos pelo público, passando pelo desafio de criar experiências de envolvimento, de participação e interação. É preciso trocar a lente para entender a sociedade atual. Pois o curso “Comunicação digital para jornalistas” busca exatamente capacitar esse profissional e assessores de comunicação para o funcionamento e as principais tecnologias associadas ao Jornalismo Digital.
São 24 horas/aula, divididas entre 18h30min e 22h30min nas terças e quintas-feiras de quatro semanas. O trabalho vai ser revezado pelos instrutores Leandro Beguoci e Pollyana Ferrari. O formato de palestra dinâmica prevê apresentação de casos reais e espaço para discussão, elaboração de trabalhos e debate dos participantes. Tudo acontece nos dias 07, 09, 14, 16, 21 e 23 de outubro de 2014 no Espaço Aberje Sumaré (Rua Amália de Noronha, 151 – 6º andar) em São Paulo/SP. As inscrições feitas até dia 17 de setembro têm 10% de desconto.
Entre os tópicos do programa, estão entendimento do caminho da notícia nas redes; conceitos de hipermídia; noções fundamentais de edição digital e Integração das mídias (áudio, vídeo, imagens, databases); confecção de hiperlinks a partir da pesquisa por assuntos correlacionados; tempo, características, qualidade e controle sobre a mensagem; e novas formas de medir o impacto da marca.
INSTRUTORES – Pollyana Ferrari é jornalista, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e consultora web em arquitetura da informação e mídias sociais. Há 25 anos atua no mercado editorial de TI, tendo dedicado os últimos 16 anos à internet. É professora da PUC-SP, PUC-RS, Aberje e FAAP nos cursos de pós-graduação em Comunicação. Autora dos livros "Jornalismo Digital", "Hipertexto, Hipermídia", "A força da mídia social" e “No tempo das telas”, além de 11 participações em livros sobre Comunicação. Com a publicação da obra "Jornalismo Digital" em 2003, tornou-se uma referência no campo do jornalismo no suporte digital. A abrangência do seu estudo está presente em mais de 550 teses e artigos científicos, tornando-se bibliografia básica adotada nos cursos de Jornalismo e Publicidade no Brasil e em Portugal.
Leandro Beguoci é jornalista. Editor-chefe da F451, atua ainda como professor da pós-graduação em Comunicação Multimídia da FAAP, professor da Escola São Paulo, colunista da revista VIP e membro da OrbitaLAB (um laboratório de inovação em jornalismo e comunicação). Trabalhou na Folha de S.Paulo, Veja e criou o departamento de internet do grupo FOX no Brasil. Recentemente, foi entrevistado pelo jornal The New York Times por causa de seu ensaio sobre os rolezinhos.
A Aberje tem cadastro no Sicaf, o que facilita a inscrição de comunicadores da área pública. As inscrições acontecem exclusivamente pela internet, com preenchimento de ficha. Detalhes do conteúdo programático podem ser conferidos neste link ou através do e-mail cursos@aberje.com.br e no telefone 11-3662-3990, ramal 840, com Danielle Nakasa.
1242 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090