Como parte da programação do New York Program in Corporate Communications, os alunos participantes visitaram hoje a sede da Bloomberg, em Manhattan.
Liderada pelo atual prefeito de NY, Michael Bloomberg, a empresa é uma das principais provedoras mundiais de informação para o mercado financeiro. Seus terminais estão presentes em quase 100% dos bancos, corretoras e seguradoras no mundo. Além disso, faz a transmissão ao vivo - pela emissora de TV a cabo Bloomberg Television – os dados das principais bolsas de valores ao redor do mundo, bem como entrevistas e matérias sobre o mercado financeiro. A Bloomberg é conhecida por ser o canal com maior profusão de informação da rede televisiva, jogando na tela seis informações diferentes.
O grupo foi recebido por Lee Balin, responsável pela área de Sustentabilidade da Bloomberg. Balin iniciou sua fala comentando que este tema não é apenas assunto restrito de uma área específica, mas sim parte da empresa como um todo. Atualmente a empresa tem como meta reduzir sua pegada de carbono em 50% até 2013 (a partir da base em 2007) por meio da implementação de medidas de eficiência energética, do aumento da utilização de recursos renováveis e da ativação de estratégias de redução global de resíduos.
O compromisso da Bloomberg com a Sustentabilidade é abrangente e envolve a participação de fornecedores e clientes no estabelecimento de normas, a promoção de tecnologias limpas e a redução do uso de recursos naturais. Os funcionários da empresa usam a intranet para compartilhar informações e dicas sobre práticas sustentáveis, tanto no escritório como em casa. O BGREEN – nome dado ao programa - tem sido amplamente adotado, sendo considrado parte intrínseca à cultura da instituição.
Além disso, a Bloomberg está caminhando para além dos esforços tradicionais, utilizando sua expertise em notícias, dados e análise e aproveitando-a para ajudar a sociedade a se mover em direção a uma economia de baixo carbono. Nesse aspecto, o objetivo principal é fornecer informações confiáveis e que gerem ações que levem a decisões de investimento responsável pela cadeia de valor. “Estamos desenvolvendo novos padrões, novos instrumentos financeiros e os novos mercados que criam oportunidades para os nossos clientes, o ambiente e a nós. Quando agimos com responsabilidade, todos são beneficiados”, finaliza Balin.
O New York Program in Corporate Communications – iniciativa da Aberje em parceria com a Syracuse University - está ocorrendo entre os dias 25 a 29 de outubro em NY. Foram convidados a participar do programa os alunosdo Curso Internacional de Comunicação Empresarial. Informações sobre sua 5ª edição - que terá início em março - estão disponíveis no link: www.aberje.com.br/internacional 2106