Solitaire Townsend, mestre em Desenvolvimento Sustentável e co-fundadora da Futerra Sustainability Communications, falou aos participantes do NY Program in Corporate Communications sobre a Comunicação da Sustentabilidade pautada no engajamento da aplicação de princípios de marketing eficientes para essa causa.
Solitaire defendeu que é preciso envolver empresas e consumidores sobre a importância da sustentabilidade não somente na criação de ações efetivas, mas numa comunicação pública com papel de construir novas tendências e fazer do desenvolvimento sustentável uma vertente acessível e compreensível a todos.
Pessoas informadas e comprometidas podem ajudar empresas a atingir metas de sustentabilidade. É preciso considerar não apenas a comunicação das ações, mas a forma de comunicar, que possa fazer com que pessoas e empresas repensem suas atividades constantemente.
Townsend reforçou que a comunicação tem um poder muito forte, não somente de comunicar, mas também de desafiar e inspirar. A comunicação pode alcançar mudanças significativas e ser uma grande aliada do desenvolvimento sustentável se realizada de maneira eficaz.
Para Cristiane Santos, gerente de Comunicação Corporativa da Pfizer e participante do curso, a palestra foi de grande valia. “Ela mostrou que estamos na era dos problemas, mas também na era das soluções. E é nosso papel enquanto comunicadores mostrar que a Sustentabilidade é o que todos desejam, cada um precisa entender como ser parte disso - como empresa e indivíduo também", finaliza Cristiane.
Dando continuidade ao programa, os participantes conheceram de perto, por meio de um tour arquitetônico em Manhattan, algumas das construções sustentáveis mais significativas do século 20.
O trajeto teve início no East River, onde foi explorada a história do Tudor City, um dos primeiros bairros sustentáveis de NY. Os participantes conheceram também o Bryant Park, tendo chances de discutir a participação do parque na vida da comunidade. Além disso, analisaram edifícios próximos, como Conde Nast e Bank of America Tower, que possuem o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), uma certificação para edifícios sustentáveis concedida pela ONG americana U.S. Green Building Council, por estabelecerem um padrão de conservação de energia, qualidade de ar e sistemas de reciclagem.
Por fim, os alunos puderam conhecer de perto um dos primeiros paineis de alimentação solar, permitindo a discussão sobre o consumo de energia em NYC. O tour foi finalizado no prédio do New York Times, um dos arranha-céus tendência para a cidade em tecnologia de construção.
O
New York Program in Corporate Communications – iniciativa da Aberje em parceria com a
Syracuse University - está ocorrendo entre os dias 25 a 29 de outubro em NY. Foram convidados a participar do programa os alunosdo Curso Internacional de Comunicação Empresarial. Informações sobre sua 5ª edição - que terá início em março - estão disponíveis no link:
www.aberje.com.br/internacional 1945