O terceiro módulo da oitava turma do International Corporate Communications Program, mantido pela Aberje em convênio com a Syracuse University, aconteceu nos dias 31 de julho e 1 e 2 de agosto de 2014 no Espaço Sumaré em São Paulo/SP. Foi a vez de Angela Sinickas, Presidente da Sinickas Communications, desenvolver o tema “Measuring and Evaluating Corporate Communications”.
Por que tantas comunicações falham? Foi essa reflexão que norteou o início das atividades do módulo. A instrutora buscou a diferença de propósito e de resultado para uma comunicação voltada para conscientizar ou para informar. Entre essas instâncias, está ou não o alcance da mudança de comportamento, objetivo real dos esforços de mobilização via ações comunicacionais. Angela pontua que, neste caminho, é preciso pensar sobre o nível de ruído a que nosso público está exposto diariamente e como ele vai achar relevante o que está sendo dito pela organização.
Não há outra forma de conhecer o estado das coisas e suas eventuais alterações que não seja por pesquisas, desde as mais informais até as estruturadas. A busca sempre está em torno do que o stakeholder precisa saber para agir de maneira correta e quais mensagens-chave levam à mudança de comportamento. Ela traçou um plano para organizar que públicos precisam de que tipo de mensagem, em que formato e com que propósito – conhecimento ou atitudes, sempre estudando a realidade atual e a pretendida. “Vamos atrás das metas SMART – específicas, mensuráveis, realizáveis, focadas em resultado e com tempo-base”, acrescenta.
Angela discutiu a Declaração de Barcelona de Princípios de Mensuração, estabelecida em 2010. Entre os pontos, estão questões como a importância da definição de metas e de sua medição, a presença de indicadores quantitativos e qualitativos, a medição de social media e a busca por transparência e replicabilidade. A Matriz de Mensuração em Comunicação da Chartered Institute of Public Relations foi debatida pelos participantes. A ideia é estabelecer parâmetros para os processos de comunicação, para as percepções da audiência, para a mudança de comportamento da audiência e ainda para o impacto final nas metas. Os critérios de sucesso dependem de cada organização, em termos de satisfação, eficiência, efetividade e resultado.
Foram 10 exercícios práticos aplicados junto ao grupo nos três dias de aula. A vivência prática é item fundamental no processo de aprendizagem do curso, ainda mais em uma turma com profissionais qualificados e com grande trajetória de mercado. A consultora finalizou com três grandes perguntas que todo comunicador deve fazer na hora de apresentar resultado de seu trabalho: 1) Que impacto no negócio a comunicação deveria ter? 2) Qual seria o impacto no negócio se não houver comunicação? e 3) Como se pode quantificar financeiramente o retorno sobre investimento?
CURSO – O Curso Internacional Aberje/Syracuse University de Comunicação Empresarial é uma proposta modular de qualificação para altas lideranças, com foco nas questões gerenciais e estratégicas e na conquista de habilidades para planejar e analisar perspectivas amplas, integrar diversos objetivos estratégicos e identificar oportunidades em comunicação corporativa. A carga horária total é de 90 horas, distribuídas em cinco encontros – em três dias por mês em abril, maio, junho, agosto e setembro. As aulas acontecem integralmente na cidade de São Paulo/SP, havendo um módulo opcional em New York no final do processo.
O grupo em andamento reencontra-se entre 28 a 30 de agosto no módulo 4 sobre “Oportunidades em Social Media”. É ministrado por Shel Holtz, presidente da Holtz Communications. A última parte do curso em território brasileiro acontece entre 25 a 27 de setembro, no módulo sobre “Comunicação em Tempos de Crise”, com William Smullen III, ex-chefe de Pessoal do Secretário de Estado Colin Powell e Professor da Syracuse University.
Mais informações sobre as próximas turmas podem ser obtidas pelo telefone 11-3662-3990 – Ramal 841 ou no e-mail internacional@aberje.com.br com Franncine de Miranda. Todo o detalhamento do curso pode ser acessado aqui.
1606 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090