O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é copatrocinador do Festival do Rio 2013, que começa nesta quinta-feira, 26, e segue até 10 de outubro, no Armazém 6 do Cais do Porto e em diversas salas de exibição da capital fluminense. A programação conta com mostras de longas e curtas metragens, documentários e ficcionais de mais de 60 países, incluindo a Première Brasil, principal plataforma de pré-lançamento e visibilidade de produções nacionais junto à mídia, e pode ser conferida no site: www.festivaldorio.com.br.
Por se tratar de um evento estratégico para o desenvolvimento do setor audiovisual, o Festival do Rio apresenta grande sinergia com a missão do BNDES, que já patrocina o evento há sete edições consecutivas. Tradicional apoiador do cinema brasileiro, o BNDES atua em diversas frentes para o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor, seja no apoio à produção, finalização e distribuição de obras cinematográficas, no financiamento para implantação de salas de cinema, em projetos de co-produção internacional ou no patrocínio a festivais que promovam a circulação dos filmes brasileiros.
RioMarket – Outra atração do Festival do Rio é o RioMarket, evento de negócios e relacionamentos do setor audiovisual, que reúne produtores, diretores, distribuidores, exibidores e profissionais de televisão, internet e telefonia celular vindos de todas as partes do mundo.
A chefe do Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo do BNDES, Luciane Gorgulho, estará no RioMarket na terça-feira, 1º de outubro, quando participa do painel Financiamento Bancário Baseado no Valor de Direitos em Territórios Internacionais, no âmbito do workshop “Gap Financing para a Produção Cinematográfica”. Mais informações no site: www.riomarket.com.br.
Edital 2013/2014 – Outra novidade para o setor é o lançamento do Edital BNDES de Cinema 2013/2014, voltado para projetos de Produção e Finalização de obras audiovisuais cinematográficas brasileiras de longa-metragem, nos gêneros Ficção, Animação e Documentário, de produção independente. O lançamento deve ocorrer no mês que vem.
Desde 1995, quando foi lançado o primeiro edital, até 2012, já foram investidos, cerca de R$ 159 milhões na realização de 377 projetos cinematográficos, com recursos passíveis de incentivos fiscais previstos na Lei do Audiovisual (Lei 8.685/93).
Outros festivais - Até o final do ano, o BNDES terá investido R$ 7 milhões no apoio a festivais de cinema, nas regiões Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste do País. Entre eles, além do Festival do Rio, estão a Mostra Internacional de Cinema de Tiradentes, o Cine PE Festival do Audiovisual, o 6º Cine Fest Brasil-Canudos, o Fest Cine Amazônia, o Anima Mundi, o II Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba (PR), o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), a 8ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e a 37ª Mostra Internacional de Cinema em SP.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090