Um compilado de 245 fotografias da série "Genesis", feitas por Sebastião Salgado apresentando os paraísos terrestres e seus agrupamentos humanos que vivem como nos tempos primordiais, vai estar exposto no Sesc Belenzinho (R. Padre Adelino, 1000, Belenzinho) em São Paulo/SP a partir do dia 5 de setembro de 2013.
Divididas em cinco seções geográficas, a mostra exibe imagens feitas entre 2004 e 2011 que registram paisagens que resistiram à ocupação humana moderna, dentre montanhas, florestas, desertos, tribos e animais. A exibição segue aberta ao público até 1 de dezembro, com entrada grátis.
Os trabalhos em cartaz fazem parte do livro homônimo lançado este ano pela celebrada editora alemã Taschen. Fruto do projeto homônimo, inspirado no livro bíblico, a edição tem capa dura e mais de 500 páginas.
O processo, em sua criação e captação de conteúdos e agora na sua itinerância em vários locais do mundo, tem patrocínio da Vale. O artigo “Vale looks at sustainability through the lens of Sebastião Salgado”, escrito por Silvia Cambié, foi escrito e publicado justamente para explicar a motivação da empresa nesta empreitada cultural. Segundo o texto, para uma empresa de recursos naturais, explicar o verdadeiro significado de negócio sustentável é um esforço de longo prazo que exige paciência e dedicação. E cinco anos não eram muito longos para a Vale quando o fotógrafo Sebastião Salgado – quem o jornal The Guardian chama de "o mais amado fotojornalista do mundo" - se aproximou da empresa em 2008 falando sobre Genesis.
Salgado vem de Minas Gerais, onde a Vale foi fundada. Além disso, o foco da expedição deu à empresa a oportunidade de reforçar a sua contribuição para o debate sobre sustentabilidade e conservação. A fotografia não é uma área da empresa geralmente patrocinada. "Nós nos concentramos mais sobre o patrimônio cultural, como a música ou arquitetura", diz Sérgio Giacomo, diretor de Comunicação Corporativa.
Na abertura da exposição em território carioca, cerca de 100 funcionários foram convidados a participar e trazer um convidado para um debate no auditório da sede da empresa. Durante uma hora, o fotógrafo compartilhou histórias por trás das cenas. O evento foi transmitido ao vivo pela internet, inclusive com uma interação com o convidado por bate-papo online, agregando mais 3.300 pessoas. Na sequência, houve uma série de iniciativas de comunicação interna e externa, como a participação de mais de 200 funcionários em competições para ganhar ingressos para a exposição e seu catálogo, e uma cobertura especial de fotos que vai ilustrar o relatório de sustentabilidade 2013. Leia o texto integral neste link.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090