A Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta seu primeiro programa educativo para idosos. Intitulado MEU MUSEU, o projeto promoverá visitas educativas à exposição Arte no Brasil – uma história na Pinacoteca de São Paulo que abriga parte da coleção do museu, assim como a exposições temporárias.
O projeto MEU MUSEU tem o apoio do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE, que adota um modelo de gestão sustentável alinhado à estratégia da empresa e focado no desenvolvimento de uma cultura socioambiental capaz de gerar valor para a sociedade. “Procuramos proporcionar uma contribuição educativa para as comunidades e, para isso, investimos na disseminação da cultura como um valor maior, capaz de modificar a vida das pessoas”, destaca Fátima Lima, executiva de Sustentabilidade do GRUPO BB E MAPFRE.
Realizadas pelo Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, as visitas foram desenvolvidas para atender às necessidades de cada grupo de idoso, com pessoas de 60 anos ou mais, levando em consideração questões como percurso, tempo de visitação e diferentes abordagens ao museu e a suas obras. A cada visita será realizada uma atividade plástica ou poética para ressoar as atividades de cognição, percepção e interpretação realizadas frente às obras durante a experiência de estarem no museu. “Buscaremos trabalhar com as questões que são interessantes para essa faixa etária. Daremos ênfase à questão da memória, buscando encontrar pontos em comum entre as memórias coletivas que o museu abriga e as memórias pessoais dos visitantes”, afirma Gabrie la Aidar, coordenadora dos Programas Educativos Inclusivos da Pinacoteca.
As visitas serão realizadas seis vezes por semana, de terça a quinta, às 10h30 ou às 14h. O agendamento pode ser realizado pelo tel. 11 3324 0991 ou pelo e-mail: meumuseu@pinacoteca.org.br.
Além de oferecer visitas educativas, o projeto MEU MUSEU tem como objetivo estabelecer parcerias com instituições de atendimento e atenção ao idoso, promover um curso de formação aos educadores sociais que trabalham com idosos, preparando-os para uma atuação mais qualificada no contato com a Arte, Cultura e Patrimônio e promover atividades de criação expressiva aos idosos visitantes.
A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos principais museus de artes visuais do Brasil e uma de suas prioridades é tornar-se cada vez mais acessível aos diferentes públicos. Para isso, o Núcleo de Ação Educativa do museu desenvolve diversas ações voltadas à compreensão das obras do nosso acervo e também para as exposições temporárias apresentadas na Pinacoteca. Entre essas ações estão o MEU MUSEU, o Programa Educativo para Públicos Especiais – PEPE que oferece visitas educativas para pessoas com necessidades especiais – sensoriais, físicas ou mentais – por meio de estímulos multissensoriais e lúdicos e o Programa de Inclusão Sociocultural – PISC programa voltado a grupos em situação e vulnerabilidade social, como cooperativas e grupos de artesãos, grupos em situação de rua, moradores de habitações precárias, jovens e crianças de setores populares e participantes de projetos socioeducativos.
MEU MUSEU
Visitas terça a quinta às 10h30 ou 14h
Agendamento pelo tel. 11 3324 0991 com Sebastião ou Raquel
E-mail: meumuseu@pinacoteca.org.br
Grupo com no mínimo cinco pessoas e máximo de vinte.
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 02 - Luz - Tel. 11 3324-1000
Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h
Às quintas até as 22h. Entrada franca das 18h às 22h
Ingresso combinado (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6,00 e R$ 3,00
Grátis aos sábados. Estudantes com carteirinha pagam meia entrada.
Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.
Mais informações: Carla Regina Tel. 3324 1007 ou pelo email coliveira@pinacoteca.org.br
1320 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090