Com patrocínio Petrobras, a Universidade de São Paulo, responsável pelo projeto Brasiliana USP, inaugura, no próximo dia 23, o edifício da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. A Biblioteca foi criada em dezembro de 2004 para abrigar a coleção brasiliana, reunida ao longo de mais de 80 anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. São cerca de 32 mil títulos, ou 60 mil volumes, com obras de literatura, relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários, periódicos, livros científicos e didáticos, iconografia e livros de artistas.
A nova sede da Biblioteca Mindlin, no campus da Cidade Universitária, ocupará um moderno edifício, projetado pelos arquitetos Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb. O prédio foi construído com as mais avançadas tecnologias de preservação e segurança e está preparado para receber pesquisadores e visitantes, assim como abrigar exposições, eventos e outras atividades acadêmicas e culturais.
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - A Biblioeca Mindlin tem o compromisso de conservar, divulgar e facilitar o acesso de estudantes, pesquisadores e do público em geral ao seu acervo, além de promover a disseminação de estudos de assuntos brasileiros por meio de programas e projetos específicos. Neste sentido, ela tem atuado como um centro interdisciplinar de documentação, pesquisa e difusão científica de estudos brasileiros, da cultura do livro, da tecnologia da informação e das humanidades digitais, tornando-se um órgão de integração de diversas iniciativas acadêmicas, de interesse intersetorial e transdisciplinar.
Desde 2005, quando passou a funcionar, a Biblioteca tem reunido especialistas, sediado projetos e apoiado iniciativas de estudos, desenvolvendo atividades em torno de quatro campos do saber: estudos brasileiros; história do livro e da leitura; tecnologia do conhecimento e humanidades digitais; e preservação, conservação e restauração do livro e do papel.
Brasiliana USP - O projeto Brasiliana USP é formado por um núcleo de pesquisa sobre as novas tecnologias de acesso à informação. O Núcleo é responsável por manter a biblioteca digital da Brasiliana USP e atua também como um centro de instrumentação, promovendo parcerias para a digitalização de livros/documentos das unidades da USP e de instituições externas.
Petrobras Cultural - O Programa aborda a cultura brasileira em suas mais diversas manifestações, abrangendo a sua criação, produção, difusão, preservação e assimilação. Articulado com as políticas públicas para o setor e focado na afirmação da identidade brasileira, o Petrobras Cultural contribui para a ampliação das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais e para a permanente construção da memória cultural brasileira.
Em oito edições, a Seleção Pública do Petrobras Cultural já destinou R$ 313 milhões e contemplou 1.319 projetos em todas as regiões do país, valorizando a cultura brasileira em toda a sua diversidade étnica e regional. Foram mais de 26 mil projetos inscritos, avaliados por diversos especialistas integrantes das comissões de seleção.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090