Em dezembro, os passageiros da Linha 4-Amarela do metrô terão a oportunidade de aproveitar iniciativas culturais realizadas nas estações. Em Butantã e Luz acontecem apresentações de uma orquestra de corda composta por crianças e jovens. Em outra iniciativa cultural, na estação Paulista, será possível conhecer as pinturas de Diana Dorothèa Danon, artista plástica que retratou as obras do metrô da cidade de São Paulo.
As atrações fazem parte da política de sustentabilidade da ViaQuatro, que contempla apoiar e incentivar projetos culturais e sociais. “A proposta é disponibilizar o espaço livre nas estações para dar a oportunidade de entretenimento ao público geral. Nossa intenção é que as estações sejam palco para divulgação e incentivo desses projetos e para que o passageiro da Linha 4–Amarela, nosso cliente, conheça e aprecie essas iniciativas”, afirma Luís Valença, presidente da ViaQuatro.
Entre os dias 04 e 13 de dezembro, a Linha 4-Amarela de metrô receberá apresentações do Projeto Orquestra Raposo Tavares. A orquestra de cordas é formada por crianças e jovens que participam das oficinas promovidas pelo projeto, e o repertório inclui canções natalinas, clássicos da música popular brasileira e obras de Beethoven. O evento é realizado em parceria com a Subprefeitura do Butantã.
Na Estação Butantã, as apresentações serão às terças-feiras (04/12 e 11/12), sempre às 10h. Já na Estação Luz, a orquestra de cordas estará presente em duas quintas-feiras (06/12 e 13/12), às 15h30.
Fruto de parceria entre a Subprefeitura do Butantã e o Maestro João Mauricio Galindo, diretor artístico e regente titular da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, o Projeto Orquestra Raposo Tavares nasceu no final de 2010, na Casa de Cultura do Butantã.
Com o objetivo de promover o ensino musical para crianças e jovens da região, o projeto conta atualmente com 76 alunos na faixa etária entre 10 e 17 anos, que participam de aulas de instrumentos de cordas com arco. Destes, 20 jovens integram a Orquestra Raposo Tavares, composta por 14 violinos, duas violas, três cellos e um baixo acústico.
O encerramento das apresentações acontece no sábado, dia 15, às 11 horas, na estação Butantã. O evento, que marca o aniversário de 113 anos do bairro, terá a regência do maestro João Maurício Galindo.
Exposição
Outra iniciativa cultural da ViaQuatro é a exposição das obras de Diana Dorothèa Danon, artista plástica conhecida por retratar em aquarela a construção das estações de metrô de São Paulo.
Entre 10 e 21 de dezembro, na Estação Paulista, o público poderá apreciar dez telas em aquarela, todas do período de obras e implantação da Linha 4-Amarela. Um dos destaques é a tela que retrata fragmentos de uma sopeira francesa de faiança “Sarreguemines”, do século 19, encontrada em sítio arqueológico na área que abriga a estação Faria Lima.
Em 2012, o registro das obras do metrô feito por Diana Dorothèa Danon completa 40 anos. "Considero a exposição um dos marcos do meu trabalho. É extremamente gratificante levar ao público aquarelas e textos de uma parte da história da cidade", afirma Diana. "Mais do que o registro de uma obra que mudou a cidade, a exposição é uma parte do meu diário de trabalho, das impressões de uma artista que ama São Paulo".
Serviço:
Orquestra de Cordas - Projeto Orquestra Raposo Tavares
Estação Butantã: 04 e 11 de dezembro, às 10 horas, na Av. Vital Brasil, altura do nº 400 - Butantã.
Estação Luz: 06 e 13 de dezembro, às 15h30, na Av. Prestes Maia, 925 – Centro.
Encerramento: 15 de dezembro, às 11 horas, na Estação Butantã.
Exposição de Diana Dorothèa Danon
Estação Paulista: 10 a 21 de dezembro, na Rua da Consolação, 2367 – Bela Vista.
Horário: período de funcionamento da estação.
Sobre a ViaQuatro: A concessionária tem seu capital social dividido da seguinte maneira: 58% são detidos pelo Grupo CCR, 30% pela Montgomery Participações S.A., 10% pela Mitsui & Co. Ltda, 1% pela RATP Developpement S.A. e 1% pela Benito Roggio Transporte S.A. Assinou em novembro de 2006 o primeiro contrato de Parceria Público-Privada com o governo do Estado de São Paulo, para operar e manter a Linha 4-Amarela do metrô. Cabe à concessionária adquirir os trens previstos no contrato (14 para a primeira fase e até 15 para a segunda), os sistemas de sinalização, centro de controle operacional e comunicação móvel.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090