Desde 13 de agosto, uma “carreta cinema” patrocinada pela Ultragaz, pioneira na distribuição de Gás LP (Liquefeito de Petróleo) no Brasil, percorre municípios levando sessões de cinemas gratuitas para crianças e jovens menos favorecidos do País.
Hoje e amanhã, das 8h às 18h, o ônibus transformado em uma sala de exibições fica estacionado no bairro Mato Grande, na cidade de Canoas (RS). A iniciativa, que se estende até o mês de novembro, contempla 22 cidades de 17 estados brasileiros, além do Distrito Federal e integra a 11ª edição do Ultragaz Cultural, o principal projeto de Sustentabilidade da Ultragaz que, há mais de uma década, proporciona o contato do público infantil mais carente com a arte e a cultura.
O Ultragaz Cultural já patrocinou teatro, literatura, música, folclore, dança e, nos últimos quatro anos, o cinema. As sessões são gratuitas e os ingressos distribuídos para alunos de escolas públicas (municipais e estaduais) e crianças assistidas por entidades filantrópicas. Para a comunidade, são destinadas as sessões das 18h (com número limitado de lugares).
A empresa tem outros dois grandes projetos patrocinados para as comunidades, um com foco na arte, o Museu Itinerante Ultragaz, e outro com foco na música clássica e brasileira, Um Piano na Estrada com Arthur Moreira Lima e Ultragaz.
O Ultragaz Cultural é um cinema móvel, com 87 lugares, instalado numa carreta que rodará o Brasil e abrirá suas portas em diferentes localidades. Assim, os convidados passam pelo tapete vermelho, pegam sua pipoca e refrigerante, escolhem seus assentos e aguardam as luzes se apagarem.
Durante os intervalos de cada sessão, o público tem a oportunidade de conhecer a sala de cinema que fica no interior da carreta e, caso haja disponibilidade de lugares, pode assistir à próxima sessão.
“Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Cultura em 2009, revelou que cerca de 90% dos municípios brasileiros não possuem salas de cinema. Além disso, essa opção continua cada vez mais cara no País, o que afasta vários brasileiros da sétima arte. Com o projeto, tentamos amenizar a carência de muitas comunidades que dificilmente teriam condições de experimentar como é prazeroso ir ao cinema”, afirma Daniela Gentil, Gerente de Sustentabilidade da Ultragaz.
Ela ainda ressalta os diferentes aspectos da ação: “Além de valorizar a inclusão social e a cidadania, essa iniciativa embute a preocupação ambiental. Durante o percurso, a Ultragaz doa às cooperativas de reciclagem de lixo os resíduos gerados com a ‘carreta cinema’, como copos plásticos e garrafas PET. A compensação da emissão de CO² emitido pela locomoção da carreta e do gerador utilizado nas projeções também é realizada. Em Formosa do Oeste, no Paraná, foram plantadas, por exemplo, 522 árvores”, conclui.
1099 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090