Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Cultura

"Ultragaz Cultural" leva cinema gratuito para Canoas

29/08/2012

Desde 13 de agosto, uma “carreta cinema” patrocinada pela Ultragaz, pioneira na distribuição de Gás LP (Liquefeito de Petróleo) no Brasil, percorre municípios levando sessões de cinemas gratuitas para crianças e jovens menos favorecidos do País.

Hoje e amanhã, das 8h às 18h, o ônibus transformado em uma sala de exibições fica estacionado no bairro Mato Grande, na cidade de Canoas (RS). A iniciativa, que se estende até o mês de novembro, contempla 22 cidades de 17 estados brasileiros, além do Distrito Federal e integra a 11ª edição do Ultragaz Cultural, o principal projeto de Sustentabilidade da Ultragaz que, há mais de uma década, proporciona o contato do público infantil mais carente com a arte e a cultura.

O Ultragaz Cultural já patrocinou teatro, literatura, música, folclore, dança e, nos últimos quatro anos, o cinema. As sessões são gratuitas e os ingressos distribuídos para alunos de escolas públicas (municipais e estaduais) e crianças assistidas por entidades filantrópicas. Para a comunidade, são destinadas as sessões das 18h (com número limitado de lugares).

A empresa tem outros dois grandes projetos patrocinados para as comunidades, um com foco na arte, o Museu Itinerante Ultragaz, e outro com foco na música clássica e brasileira, Um Piano na Estrada com Arthur Moreira Lima e Ultragaz.

O Ultragaz Cultural é um cinema móvel, com 87 lugares, instalado numa carreta que rodará o Brasil e abrirá suas portas em diferentes localidades. Assim, os convidados passam pelo tapete vermelho, pegam sua pipoca e refrigerante, escolhem seus assentos e aguardam as luzes se apagarem.

Durante os intervalos de cada sessão, o público tem a oportunidade de conhecer a sala de cinema que fica no interior da carreta e, caso haja disponibilidade de lugares, pode assistir à próxima sessão.

“Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Cultura em 2009, revelou que cerca de 90% dos municípios brasileiros não possuem salas de cinema. Além disso, essa opção continua cada vez mais cara no País, o que afasta vários brasileiros da sétima arte. Com o projeto, tentamos amenizar a carência de muitas comunidades que dificilmente teriam condições de experimentar como é prazeroso ir ao cinema”, afirma Daniela Gentil, Gerente de Sustentabilidade da Ultragaz.

Ela ainda ressalta os diferentes aspectos da ação: “Além de valorizar a inclusão social e a cidadania, essa iniciativa embute a preocupação ambiental. Durante o percurso, a Ultragaz doa às cooperativas de reciclagem de lixo os resíduos gerados com a ‘carreta cinema’, como copos plásticos e garrafas PET. A compensação da emissão de CO² emitido pela locomoção da carreta e do gerador utilizado nas projeções também é realizada. Em Formosa do Oeste, no Paraná, foram plantadas, por exemplo, 522 árvores”, conclui.

1057

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090