Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Cultura

Filho de Candido Portinari recebe homenagem pelo trabalho de preservação da memória do pai

22/08/2012

 No último sábado (18/08), João Candido Portinari, único filho do artista plástico Candido Portinari, recebeu, em Brodowski (SP), uma homenagem especial pelo trabalho que desenvolve em prol da memória da vida e obra de seu pai, considerado um dos maiores nomes das artes brasileiras. A placa de prata, em reconhecimento ao trabalho, e a Medalha Portinari, foram entregues à ele durante a 37a Semana de Portinari que começou no último dia 15 e vai até 22 de agosto, em uma realização da ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) e da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Brodowski.

“Estou muito agradecido e emocionado com essa homenagem. Gostaria muito que meu pai estivesse aqui junto à essa gente que ele tanto gostava de retratar em suas obras”, disse João Candido, ao público que lotou a Piazza Dela Nonna, tradicional festa típica italiana que faz parte da programação do evento.
A homenagem à João Candido, que veio à Brodowski a convite de Angélica Fabbri, diretora da ACAM Portinari, foi prestada pela própria Organização Social de Cultura e pelo Museu Casa de Portinari.
“A vinda de João Candido, atendendo ao nosso convite, abrilhantou a 37a Semana de Portinari de uma forma muito especial, não só por ele ser filho de quem é, mas por ser uma pessoa que ama Brodowski como o próprio Candido Portinari amava. Tenho certeza de que a presença dele valorizou, ainda mais, os fortes laços entre o povo de Brodowski e seu filho mais ilustre”, afirma Angélica Fabbri.
Além da homenagem que recebeu, João Candido também visitou o Museu Casa de Portinari que, desde junho, está fechado preventivamente para reformas e restauro de algumas obras. Ele pôde conferir de perto o minucioso trabalho desenvolvido pela equipe do museu para a preservação do acervo durante o período das obras.
“Ele ficou impressionado com a maneira altamente profissional com que estamos trabalhando nessa fase de salvaguarda do acervo, visando o início da reforma e do restauro. Esse é um dos momentos mais importantes da trajetória do Museu Casa de Portinari que, ao reabrir suas portas, estará ainda melhor para receber o público que tanto admira a obra de Candido Portinari”, conclui a diretora.
 
1077

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090