Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Cultura

Vale lança projetos para celebrar os 400 anos de São Luís

17/04/2012

Para celebrar os 400 anos de São Luís, no dia 8 de setembro de 2012, a Vale lança um conjunto de projetos culturais que marcarão as diversas comemorações do aniversário da capital maranhense ao longo do ano. Entre os projetos, destacam-se lançamentos de livros, shows com artistas da Música Popular Brasileira, apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira e a implantação do Museu da Língua Portuguesa. Este último será apresentado em maio juntamente com seus parceiros nesta iniciativa.

"A Vale buscou projetos que destacam a vocação cultural da cidade e seu importante patrimônio histórico material e imaterial, além de estimular a diversidade cultural", afirma o  diretor da Fundação Vale, Ricardo Piquet.

A Vale, ao patrocinar os projetos que celebram os 400 anos de São Luís, tem como objetivo enaltecer a riqueza da cultura maranhense e valorizar a identidade regional. A valorização do patrimônio histórico material e imaterial, com suas matrizes culturais tradicionais, estão contemplados nestes projetos e alinhados aos princípios básicos que regem a política de patrocínios da empresa.

"Queremos contribuir para que o legado histórico e cultural de São Luís possa permanecer vivo e acessível a todos que moram e que visitam a cidade", diz o diretor de Logística Norte, Luiz Fernando Landeiro.

No Maranhão, a Vale está presente com suas operações na área de logística, por meio da Estrada de Ferro Carajás (EFC) e do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM). A EFC começou a ser construída em 1982 para transportar minério de ferro e manganês da mina de Carajás, no Pará, até o porto. O trem de minério começou a operar em 1985 e o de passageiros, em 1986. Já o TMPM foi inaugurado em 1986 e opera com três píeres e consegue receber navios de grande porte como o Vale Brasil, maior mineraleiro do mundo, com capacidade de 400 mil toneladas, 362 metros de comprimento e 65 metros de largura.

Conheça abaixo os projetos patrocinados pela Vale para comemorar o quarto centenário de São Luís. Juntos, eles somam um investimento de R$ 30 milhões:

Museu da Língua Portuguesa

Restauro e adaptação arquitetônica do edifício do antigo Liceu Maranhense para a construção do Museu da Língua Portuguesa. Localizado na esquina da Rua do Giz com a Rua Direita, no Centro Histórico de São Luís, o Museu contribuirá para a valorização da cultura regional, além de ampliar a vocação turística da cidade.
Projeto patrocinado com recurso da Lei Rouanet.

Parceria: Governo do Estado de Maranhão e IPHAN - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por meio da superintendência regional Maranhão e Ministério da Cultura.
 
400 Anos Luz

Livro do fotógrafo Meirelles Jr. retrata o elo arquitetônico e cultural entre São Luís do Maranhão e os países europeus Portugal, França e Holanda, historicamente ligados a colonização e a fundação da capital maranhense. O projeto evidencia o vínculo da Vale com os valores históricos de São Luís, uma vez que o projeto faz um registro cultural de suas raízes. A obra traz imagens da cultura, belezas naturais, folclore, praças e igrejas, os casarões seculares, além do cotidiano da cidade e das pessoas.


Aula Patrimônio - O Barco A Barca

Trata-se de um projeto de aula presencial sobre grandes navegações e estaleiros artesanais do Estado do Maranhão. O projeto é voltado para alunos da rede escolar pública e privada com faixa etária entre 6 e 17 anos. Durante as aulas eles terão acesso a informações sobre a valorização do patrimônio material e imaterial relativos ao uso das embarcações no Brasil, desde o descobrimento até as embarcações artesanais de pesca do Maranhão.

Parceria: Estaleiro Escola, Sítio Tamancão e Governo do Estado do Maranhão.


Turnê Prêmio da Música Brasileira
A apresentação da Turnê Prêmio da Música 2012 em São Luís terá como tema o artista João Bosco. O projeto resgata e valoriza a música popular brasileira. Serão realizados shows gratuitos na cidade, dois no teatro Arthur Azevedo e um outro espaço aberto ao público.

Projeto patrocinado com recurso da Lei Rouanet.

Parceria: Ministério da Cultura


A Grande Música do Maranhão

Desenvolvido em conjunto com os pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão, este projeto traçará um panorama musical que consiste em um resgate das composições musicais que vão do início do século XIX a meados do século XX, constituindo-se como um importante trabalho do testemunho da construção centenária da cidade de São Luis e suas peculiaridades.

Projeto patrocinado com recursos da Lei Rouanet.

Parceria: Fundação São Luís Convention And Visitors Bureau e Ministério da Cultura.


Inventário do Patrimônio Azulejar

Publicação do registro das pesquisas constantes nos relatórios do Inventário do Patrimônio Azulejar (patrocinado pela Vale) a fim de contribuir com o banco de dados para os estudiosos e pesquisadores na identificação da tipologia dos azulejos, padrões, técnicas de decorações dos azulejos existentes no Estado.

Projeto patrocinado com recursos da Lei Rouanet.

Parceria: Ministério da Cultura


Orquestra Sinfônica Brasileira em São Luís

Turnê da OSB para comemorar o aniversário da cidade com a participação de artistas locais. Apresentação ao ar livre em local a definir.

Projeto patrocinado com recursos da Lei Rouanet.

Parceria: Ministério da Cultura


Prêmio Literário IV Centenário de São Luís


Promovido pela primeira vez pelo Instituto Geia, que realiza todos os anos o Festival Geia de Literatura, com patrocínio da Vale, o Prêmio Literário realizará um concurso que escolherá obras cujos temas sejam a origem e a história de São Luís. O trabalho vencedor será publicado e seu autor receberá prêmio de R$ 50 mil.

Parceria: Instituto Geia.


Festival de Música Viva 400

O Festival de Música Viva 400 será realizado nos quatro municípios que compõem a ilha de São Luís (São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa). O projeto terá 16 etapas, realizadas em diversos bairros, abertas a todos os públicos. Os três primeiros colocados receberão premiação nas categorias intérprete e júri popular. No encerramento do festival acontece um show comemorativo onde serão lançados CD e DVD com as 12 primeiras canções colocadas. Ambos os registros serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas e secretarias de educação.

Projeto patrocinado com recursos da Lei Rouanet.

Parceria: Fundação São Luís Convention And Visitors Bureau e Ministério da Cultura.


Maranhão Vale Festejar

Patrocinado anualmente pela empresa, o Maranhão Vale Festejar celebra sua 10ª edição em 2012. Sempre realizado no mês de julho, o evento prolonga as festas juninas e já é parte do calendário da cidade. O evento potencializa o turismo de alta temporada, proporcionando aos milhares de visitantes do Brasil e do exterior a oportunidade de participar e apreciar as manifestações culturais do estado.

1269

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090