Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Cultura

Eliane Costa lança "Jangada Digital" nesta sexta-feira

05/08/2011

A gerente de patrocínios do Programa Petrobras Cultural, Eliane Costa, lança na noite desta sexta-feira (5) o livro “Jangada Digital”, durante o VII ENECULT.

O livro aborda o processo de reconhecimento, amadurecimento e conquista da temática da cultura digital pelo Ministério da Cultura brasileiro, na gestão de Gilberto Gil (de janeiro de 2003 a julho de 2008). Focaliza a genealogia da primeira política pública cultural voltada ao contexto das redes e tecnologias digitais: os Pontos de Cultura, integrantes do Programa Cultura Viva, dotados de estúdios de produção audiovisual com conexão à internet, distribuídos por todo o país, em áreas de vulnerabilidade social.


Sobre o livro “Jangada Digital”


“O trabalho de Eliane Costa trata não só do Ministério da Cultura na gestão de Gilberto Gil, como traz também novas e promissoras perspectivas sobre as políticas culturais no país, tais como o impacto das novas tecnologias e a cultura digital. A obra ajuda a entender o processo histórico que levou o Ministério da Cultura a sair de sua posição de coadjuvante para se tornar protagonista, conquistando respeito internacional como líder em vários debates, da diversidade cultural aos direitos autorais. A obra ajuda também a compreender as altas expectativas que se formaram em torno do Ministério da Cultura e é contribuição essencial para pensar o presente e o futuro das políticas públicas culturais brasileiras”
Ronaldo Lemos

“Assim como sugere seu título, Jangada Digital fala de dois tempos. O primeiro, que cobre o Ministério Gilberto Gil, nos oferece a etnografia das trilhas – e armadilhas – do processo de elaboração das políticas públicas na área digital, nesse momento em que migram de um debate político-tecnológico e ganham foco cultural ampliando seu raio de ação nacional e sua visibilidade internacional. Esse tempo escreve a História e seguramente se tornará referência no assunto.
O segundo é mais subliminar, mas não menos importante. Falo agora da forma de criação textual de um trabalho claramente sensibilizado pelos descentramentos que a web oferece e pelo horizonte narrativo hipertextual. Lendo Jangada Digital, somos surpreendidos por uma lógica de argumentação, ainda rara na academia. Lógica que se faz por conexões, articulações quase aleatórias, pela presença intermitente de múltiplas vozes e perspectivas simultâneas. Um discurso acadêmico experimental que potencializa de forma eloquente a visão de vanguarda e o investimento radical de Gil na era digital. Um livro que chega na hora certa e prova que veio para ficar.”
Heloisa Buarque de Hollanda

2116

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090