Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Cultura

Dominguinhos é o vencedor do Prêmio Shell de música 2010

05/08/2010

A Shell acaba de anunciou ontem (4) que Dominguinhos é o ganhador da 30ª edição do Prêmio Shell de Música. José Domingos de Morais tem a sua trajetória marcada pelo trabalho desenvolvido como compositor, intérprete e instrumentista. A carreira, iniciada quando ainda tinha nove anos de idade, hoje acumula mais de meio século de estrada recheada de grandes composições, como “De Volta pro Aconchego”, “Gostoso Demais” e “Tenho Sede”.

 


Imagem de Wagner Malagrini


Diante de tanto sucesso, o cantor ganhou o mundo: a clássica “Eu Só Quero um Xodó”, de 1973, já foi gravada em diversas línguas. Por seu talento, já recebeu também o Grammy Latino de Melhor Disco Regional, com “Chegando de Mansinho”.

Dominguinhos é um dos mais marcantes nomes do forró. O gênero completou sessenta anos em 2010 e ficou consagrado com Luiz Gonzaga, que apresentou Dominguinhos como seu herdeiro artístico. Pernambucano de Garanhuns, Dominguinhos toca com maestria a sanfona, instrumento símbolo deste ritmo tipicamente brasileiro.

Para o músico Edu Krieger, a escolha do artista foi especial. “Quando criança, tive a sorte de ter sido levado por meus pais ao Theatro Municipal para assistir Luiz Gonzaga receber o Prêmio Shell. E agora, na condição de jurado, tenho a honra de ver seu discípulo ser agraciado. Dominguinhos é um dos melhores compositores que o Brasil já conheceu e é uma joia rara de um país rico em talentos, se configurando como referência para gerações passadas e futuras.”

Dominguinhos foi escolhido pelo júri formado pelos jornalistas Antônio Carlos Miguel (O Globo) e Marcus Preto (Folha de S.Paulo), o músico Edu Krieger, o produtor musical Alê Siqueira, a cantora Mariana Aydar e o produtor cultural Pedro Seiler. A entrega do prêmio será realizada em um show no Rio de Janeiro, ainda sem data confirmada.


30 anos contemplando artistas do cenário musical


Desde a década de 1970, a Shell reforça a valorização da cultura nacional por meio de investimentos na área artística, como o apoio aos festivais de música popular brasileira (MPB). A consolidação desta iniciativa veio em 1981, quando foi criado o Prêmio Shell de Música — o primeiro instituído por uma empresa privada nessa área.

No início, a homenagem abrangia as duas vertentes da música — erudita e popular. Mais tarde, a premiação voltou-se especificamente para a música popular, por iniciativa dos próprios jurados responsáveis pela distinção. Nomes como Ivone Lara, Tom Jobim, Roberto e Erasmo Carlos, Jorge Benjor e Ney Matogrosso já tiveram seus trabalhos reconhecidos pelo prêmio.

Nas palavras do compositor Paulo César Pinheiro, quando foi indicado ao Shell em 2003, essa premiação representa a coroação de uma vida de trabalho dedicada à música brasileira e um reconhecimento que só estimula a fazer cada vez mais. Maria Bethânia, primeira intérprete a ser homenageada, concorda: “Fiquei comovida e orgulhosíssima em receber o prêmio, que representa um retorno por todo o meu trabalho e minha música”.

Quando foi criado, o prêmio contemplava apenas compositores, mas para acompanhar a evolução do cenário artístico, em 2008 a premiação ganhou um novo formato. Além de aumentar o corpo de jurados, uma revisão no regulamento tornou elegíveis os intérpretes que tenham uma contribuição à música brasileira. E com a mudança, artistas como Maria Bethânia e Ney Matogrosso foram prestigiados com o troféu pelo seu desempenho como cantores e expoentes do cenário musical.

Ao longo dessas 30 edições, a escolha do vencedor do prêmio foi feita no mesmo modelo — um júri composto por personalidades ligadas à música se reúne e, com base no regulamento, escolhem o vencedor. O artista é homenageado com um show comemorativo, que reúne músicos e outros nomes do cenário artístico, além de receber um troféu desenhado pelo joalheiro Caio Mourão e um prêmio de R$ 15 mil.


Confira a lista completa dos ganhadores do Prêmio Shell de Música:

2010: Dominguinhos
2009: Ney Matogrosso
2008: Maria Bethânia
2007: Tom Zé
2006: Moacir Santos
2005: Carlos Lyra
2004: João Bosco e Aldir Blanc
2003: Paulo César Pinheiro
2002: Dona Ivone Lara
2001: Elton Medeiros
2000: João Donato
1999: Johnny Alf
1998: Zé Ketti
1997: Roberto Carlos e Erasmo Carlos
1996: Rita Lee
1995: Baden Powell
1994: Edu Lobo
1993: Jorge Benjor
1992: Paulinho da Viola
1991: Martinho da Vila
1990: Gilberto Gil
1989: Caetano Veloso
1988: Chico Buarque
1987: Herivelton Martins
1986: Milton Nascimento
1985: Braguinha
1984: Luiz Gonzaga
1983: Dorival Caymmi
1982: Tom Jobim
1981: Homenagem a Pixinguinha

1356

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090