Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Cultura

Prêmio Shell consagra "Memória da Cana" em São Paulo

13/04/2010

Com o maior número de indicações, na 22ª edição do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo, o espetáculo “Memória da Cana” conquistou o troféu em duas categorias: Direção e Cenário. Newton Moreno subiu ao palco para receber a premiação tanto como diretor da peça como pelo trabalho cenográfico, ao lado de Marcelo Andrade. Reconhecido com o Shell pela primeira vez em 2004 por “Agreste”, Moreno declarou que o prêmio é uma de suas inspirações para trabalhar até hoje.

Na festa realizada ontem no Estação São Paulo, artistas da cena paulista se reuniram para aplaudir, de pé, Fernando Peixoto, o homenageado especial da noite. “É um prazer muito grande receber esse reconhecimento pelo trabalho de tantos anos”, declarou Peixoto, que acumula um longo currículo como diretor, ator, ensaísta e tradutor.
 Por conta de compromissos profissionais, os melhores ator e atriz eleitos pelo júri não puderam comparecer à cerimônia. João Miguel ganhou o troféu pelo trabalho em “Só” e a interpretação em “Viver sem tempos mortos” garantiu o prêmio à Fernanda Montenegro. Na categoria Autor, Rafael Primot desbancou os concorrentes e recebeu o reconhecimento por “O livro dos monstros guardados”.

Entre as premiações técnicas, Wanda Sgarbi levou a melhor pelo figurino de “O capitão e a sereia”. Luiz Päetow, que também não pôde participar da festa, foi homenageado pela iluminação de “Music hall”. Já William Guedes consagrou-se pela música de “Concerto de ispinho e fulô”. Para a categoria Especial, os jurados escolheram a Cia. São Jorge de Variedades pela pesquisa e criação do espetáculo “Quem não sabe mais quem é, o que é e onde está, precisa se mexer”.

O desafio de selecionar, entre tantos talentos, aqueles que representaram o que houve de melhor em 2009 ficou para Kil Abreu (jornalista e pesquisador do teatro), Valmir Santos (jornalista), Marici Salomão (autora teatral e jornalista), Mario Bolognesi (professor e pesquisador de teatro) e Noemi Marinho (atriz, dramaturga e diretora).

 



 
Histórico do prêmio

Criado em 1989, o Prêmio Shell de Teatro é referência nos palcos brasileiros. Em cada edição do prêmio são divulgadas duas listas de indicados. Os vencedores de cada categoria recebem uma escultura do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha, inspirada na logomarca da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil.
 
Confira a lista completa de vencedores ao 22º Prêmio Shell de Teatro de São Paulo:
           
Música:
William Guedes por “Concerto de ispinho e fulô”
 
Figurino:
Wanda Sgarbi por “O capitão e a sereia”
 
Iluminação:
Luiz Päetow por “Music hall”
 
Cenário:
Marcelo Andrade e Newton Moreno por “Memória da cana”
 
Ator:
João Miguel por “Só”
 
Atriz:

Fernanda Montenegro por “Viver sem tempos mortos”
 
Direção:
Newton Moreno por “Memória da cana”
 
Autor:
Rafael Primot por “O livro dos monstros guardados”

1505

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090