O Centro de Memória Bunge e o Itaú Cultural apresentam, entre 26 de março e 9 de dezembro, as Jornadas Culturais de 2015. Este ano, serão dez encontros, oito deles realizados em São Paulo, sete no Itaú Cultural e um na Universidade Presbiteriana Mackenzie, e dois fora do Estado: um no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e outro na casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte.
Entre palestras e oficinas gratuitas, profissionais e estudantes dedicados à preservação da memória organizacional e demais pessoas interessadas no assunto se reúnem para, juntos, avançarem em reflexões sobre esse campo de trabalho. Com abordagem de assuntos teóricos e técnicos relativos à atividade, entre os temas tratados estão: “Aplicação da gestão do conhecimento para a formação da memória organizacional em ambientes empresariais”; “Digitalização de documentos arquivísticos”, “A memória como patrimônio empresarial”, “Propriedade Intelectual”, “Acervos fotográficos históricos: organização, pesquisa e usos de documentos visuais”, “A importância dos centros de memória para as instituições e a sociedade”, “Cultura acessível: curadoria, comunicação e formação de público”, “Política e preservação de acervo”, “A importância dos centros de memória para as instituições e a sociedade” e “Arquivo audiovisual: oportunidades e desafios na Era Digital”.
Criadas em 2004 pelo Centro de Memória Bunge, um dos mais ricos acervos de memória corporativa do País, no ano passado as Jornadas Culturais passaram a contar também com a experiência do Itaú Cultural, responsável pela gestão da Memória, da produção cultural e história do Instituto, e da memória do Banco Itaú. A parceria ampliou o alcance de uma iniciativa que já contribuiu para a atualização profissional de milhares de participantes e segue contribuindo nos dez eventos que serão realizados em 2015.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas nos sites www.fundacaobunge.org.br e www.itaucultural.org.br.
Temas dos encontros da 11ª edição das Jornadas Culturais
Aplicação da gestão do conhecimento para a formação da memória organizacional em ambientes empresariais, com Marta Valentim - pesquisadora da área de Ciência da Informação e Livre Docente em ‘Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional’ pela UNESP.
Digitalização de documentos arquivísticos, com Millard Schisler - mestre em Artes Visuais e especialista em organização, preservação e digitalização de acervos bidimensionais.
A memória como patrimônio empresarial, com Renato de Oliveira Diniz - historiador, doutor em História e especialista em memória empresarial.
Propriedade Intelectual, com Victor Gameiro Drummond - mestre e doutor em Direito, especialista em Propriedade Intelectual e Direito do Entretenimento.
Acervos fotográficos históricos: organização, pesquisa e usos de documentos visuais, com Aline Lopes de Lacerda - doutora em História Social e especialista em organização de acervos fotográficos.
A importância dos centros de memória para as instituições e a sociedade, com Márcia Pazin - historiadora, doutora e mestre em História Social pela USP e especialista em Organização de Arquivos.
Cultura acessível: curadoria, comunicação e formação de público, com Viviane Panelli Sarraf - pesquisadora de pós-doutorado, professora doutora em museologia e consultora especialista em acessibilidade cultural.
Política e preservação de acervo, com Norma Cianflone Cassares - química especializada em Conservação, Preservação e Restauro de Acervos e autora de publicações de referência na área.
A importância dos centros de memória para as instituições e a sociedade, com Márcia Pazin - historiadora, doutora e mestre em História Social pela USP e especialista em Organização de Arquivos
Arquivo audiovisual: oportunidades e desafios na Era Digital, com Maria Fernanda Curado Coelho - mestre em Ciência da Comunicação e especialista em Conservação Audiovisual.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090