O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou apoio financeiro de R$ 3,6 milhões à Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR) para revitalização e restauração integral do jardim histórico do Museu Casa de Rui Barbosa, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro.
Integrado à natureza e com área total de 6,2 mil m2, o tradicional espaço de cultura e lazer terá seu projeto paisagístico revitalizado e ganhará nova iluminação e sinalização. Serão restaurados os elementos integrados do jardim, visando à preservação de suas características românticas do século XIX.
Este será o primeiro projeto no País a seguir os moldes propostos pela Carta de Florença da UNESCO e pela Carta dos Jardins Históricos Brasileiros. As duas convenções consideram tanto os valores culturais como os componentes ambientais na conceituação e definição dos princípios gerais de preservação de jardins históricos.
O jardim receberá mobiliário contemporâneo e sustentável proporcionando maior conforto para os usuários. Peças em ferro fundido, madeira e pedra — que compõem estátuas, luminárias, vasos de planta, quiosque, grades, portões de ferro, pontes, pergolado, lagos, entre outros — serão restauradas.
Estão previstas também melhorias na pavimentação e acessibilidade, visando à circulação segura de pessoas com deficiência e idosos. O novo sistema de iluminação e sinalização possibilitará a realização de atividades e a visitação noturna do jardim, que terá seu horário de fechamento estendido para as 21h (o funcionamento atual é das 8h às 18h).
Todo o processo de revitalização e restauro do jardim histórico do Museu da Casa de Rui Barbosa será documentado em formato audiovisual e fotográfico. O projeto não prevê o restauro da fachada ou do interior do prédio do museu. Durante a fase de execução das obras, estima-se que sejam gerados 138 postos de trabalho.
Jardins históricos - Segundo levantamento do IPHAN, apenas no Rio de Janeiro, há cerca de 40 jardins históricos. A operação abre caminho para iniciativas de manutenção e restauração de jardins históricos de âmbito nacional, de acordo com princípios de preservação patrimonial.
988 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090