Baixo Ribeiro (Choque Cultural), Eduardo Saron (Itaú Cultural) e Célio Turino (Pontos de Cultura) são alguns dos 15 curadores do Prêmio Brasil Criativo revelados. Premiação oficial do Ministério da Cultura será lançada nesta quinta-feira (28), no Itaú Cultural, em São Paulo
Nesta terça-feira, foi liberada pela Comissão Organizadora do Prêmio Brasil Criativo a lista parcial que confirma 15 nomes que comporão o conselho de curadores da premiação. A lista foi divulgada nesta terça-feira, dois dias antes do lançamento do prêmio, que acontece na sede do Itaú Cultural. Entre os nomes revelados estão grandes nomes de equipamentos culturais e empresários do setor da Economia Criativa, como o sócio da galeria Choque Cultural Baixo Ribeiro e o diretor do Itaú Cultural Eduardo Saron.
Para a seleção do time de curadores, que chegará a 30 nomes, foram levados em consideração os cinco campos de interesse nos quais estão inseridas as 22 categorias premiadas. Na primeira lista parcial constam 15 nomes, entre personalidades de variados segmentos, tais como Morena Leite, sócia do restaurante Capim Santo; Célio Turino, historiador e um dos idealizadores dos Pontos de Cultura; e Eloi Zanetti, consultor em marketing e negócios criativos, ex-diretor de comunicação do Banco Bamerindus.
O Prêmio Brasil Criativo é chancelado como a premiação oficial da Economia Criativa pelo Ministério da Cultura, patrocinado pela 3M, e tem a função de reconhecer a Economia Criativa Brasileira em setores como música, dança, teatro, moda, gastronomia, games, culturas populares, entre outros.
Segue a lista alfabética com os 15 nomes confirmados para o Conselho de Curadores do Prêmio Brasil Criativo e breve descrição:
1.Baixo Ribeiro (sócio da galeria Choque Cultural);
2.Carla Valença (produtora cultural de grandes espetáculos típicos do nordeste);
3.Deborah Kietzmann Goldenberg (antropóloga e agitadora da cultura transbrasileira e multiétnica);
4.Eduardo Saron (diretor do Itaú Cultural);
5.Eloi Zanetti (consultor de marketing, comunicação, criatividade e vendas);
6.Lincoln Seragini (fundador da Academia Brasileira de Marketing e criador da marca da APEX-Brasil);
7.Luiz Eduardo Serafim (diretor de marketing 3M);
8.Morena Leite (chef e sócia do Capim Santo);
9.Patrícia Cardim (diretora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo - Antiga Faculdade Belas Artes);
10.Pio Lobato (músico e produtor musical, concebeu a guitarrada no nordeste);
11.Roberto Martini (fundador e CEO da Flag);
12.Silvio Meira (engenheiro e pesquisador na área de softwares eleito pela revista Info Exame um dos 100 brasileiros mais influentes em teconlogia da informação no país);
13.Tenka Dara (estilista, jornalista e documentarista);
14.Lucas Pretti (editor do portal Brasil Post);
15.Célio Turino (historiador e idealizador dos Pontos de Cultura).
Sobre o Prêmio Brasil Criativo
O Prêmio Brasil Criativo é apresentado pelo Ministério da Cultura, 3M e Sebrae, e conta com o apoio do Catraca Livre, do Brasil Post, da youPIX, da Superinteressante e do Itaú Cultural. A iniciativa e realização é da ProjectHub, uma rede global, fundada no Brasil, para empreendedores criativos impactarem positivamente a vida das pessoas. A produção, por sua vez, fica por conta da produtora Muda Cultural. O Prêmio Brasil Criativo irá abranger os cinco campos de interesse da economia criativa: Criações Culturais e Funcionais, Audiovisual e Literatura, Patrimônios, Artes de espetáculo e Expressões culturais além do prêmio de Reconhecimento por Trabalho Consagrado. Acontecerá em 5 diferentes etapas, sendo a primeira dela as inscrições on-line, seguida por uma primeira seleção realizada pelos curadores, uma segunda eleição por voto popular na internet, e a seleção final, na qual os curadores escolherão um trabalho de cada categoria. O e vento tem seu ponto alto na cerimônia de premiação, a ser realizada no Auditório Ibirapuera, no dia 3 de dezembro.
Sobre a 3M
Reconhecida como empresa líder em Pesquisa & Desenvolvimento, a 3M fornece milhares de produtos inovadores para diferentes mercados. Sua cultura de colaboração criativa inspira um fluxo intenso de tecnologias avançadas com o objetivo de tornar a vida melhor e mais fácil. Com US$ 31 bilhões em vendas globais no último ano, a 3M emprega aproximadamente 89 mil colaboradores no mundo e mantém operações em mais de 70 países. No Brasil, a companhia obteve faturamento bruto de R$ 3,3 bilhões em 2013, e conta com mais de 4 mil funcionários em sete unidades fabris localizadas nos estados de São Paulo e Amazonas. A 3M detém ainda o controle da Incavas, instalada no Rio Grande do Sul.
CRONOGRAMA PRÊMIO BRASIL CRIATIVO 2014
27/08 - Abertura das inscrições na plataforma online (www.premiobrasilcriativo.com.br);
28/08 - Cerimônia de lançamento do Prêmio Brasil Criativo 2014;
28/08 a 25/09 - Período de inscrições;
28/09 a 05/10 - Curadoria seleciona seis candidatos;
05/10 a 10/10 - Divulgação dos candidatos selecionados;
10/10 a 10/11 - Abertura das votações pela internet;
12/11 - Divulgação dos 3 selecionados de cada categoria;
11/11 a 20/11 - Curadoria para seleção do trabalho para cada categoria;
03/12 - Cerimônia de encerramento no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo - SP.
1188 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090