Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Cultura

Monumento ao Cristo Redentor restaurado e mais protegido é entregue novamente ao povo brasileiro

11/07/2014

Com a conclusão das obras de restauração e manutenção do Cristo Redentor, o Arcebispo Metropolitano, Cardeal Dom Orani João Tempesta, presidiu a cerimônia religiosa de benção do Monumento às 8 horas de hoje aos pés da estátua, localizada no Corcovado, dentro do Parque Nacional da Tijuca. A celebração contou com a presença de Padre Omar Raposo, reitor do Cristo Redentor do Corcovado; Paolo Dal Pino, presidente da Pirelli para América do Sul; entre outros convidados.

Com apoio e patrocínio da Pirelli, em comemoração aos 85 anos de presença no Brasil, o trabalho reserva em si grande relevância técnica para a preservação do importante ponto turístico carioca e para a segurança dos visitantes. As obras foram executadas com a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e realizadas pela Cone Engenharia.

A restauração aconteceu nos dedos polegar, indicador e médio da mão direita e em quatro pontos da cabeça. Tecelas de pedra-sabão danificadas também foram reformadas, assim como a manta catódica, que é de suma importância para a proteção da estrutura de aço do concreto-armado do Monumento. Mas a grande novidade é que o Cristo Redentor, a partir de agora, está ainda mais protegido contra as intempéries climáticas: houve um aumento no Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas (SPDA), com a expansão dos sistemas de aterramento da Gaiola de Faraday, para uma melhor blindagem eletrostática, e com a ampliação dos captores de pára-raios, que ganharam nova altura na cabeça do Monumento e alcançam até os dedos indicadores do Cristo Redentor, e não mais apenas até os polegares.

“É uma alegria vermos o Monumento completamente restaurado! E é maravilhoso termos conseguido ampliar seu sistema de proteção contra as descargas atmosféricas sem que nele houvesse qualquer alteração estética. Lindo, como sempre, e mais protegido, o Cristo Redentor está de braços abertos para acolher peregrinos do mundo todo”, destacou o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo.

“A ocasião é especial por colaborar com a proteção de um dos maiores símbolos do Brasil, visitado por pessoas de todo o planeta, que também é uma das sete maravilhas do mundo moderno” declarou Paolo Dal Pino, presidente da Pirelli para a América do Sul. “Celebrar 85 anos de presença no País entregando ao povo brasileiro e ao mundo um Cristo Redentor restaurado e mais protegido é um grande orgulho para a Pirelli”.

As obras começaram no início do ano, após partes do Monumento terem sido danificadas por raios que o atingiram em dezembro de 2013 e janeiro de 2014.  De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Cristo Redentor, até então, vinha sendo atingido, em média, por seis raios a cada ano.

Segue abaixo o link para baixar o vídeo que mostra um pouco da reforma: http://corporatepress.pirelli.co/christ_the_reedemer_restoration/ChristRedeemer.mp4

 

 

Nova plataforma interativa: saiba como Cristo enxerga cada visitante

Para complementar o presente que entrega à cidade, a Pirelli mostra ao público como o Cristo observa a todos os que passam pelo monumento. Ao posicionar-se em um local determinado, o visitante pode se fotografar por câmeras instaladas na cabeça do Cristo (do alto de seus 38 metros de altura) e colocar a imagem nas próprias redes sociais.

Os interessados em participar da ação serão coordenados por promotores e deverão fornecer seu Instagram, para que as imagens apareçam logo em seguida em suas páginas. Quem não tiver Instagram, poderá capturar as fotos no hotsite da Pirelli destinado à ação www.pirelli.com.br/olhardocristo, que será alimentado também, minuto a minuto, por imagens panorâmicas captadas pelo “olhar do Cristo”.

Para poder idealizar a iniciativa, quatro câmeras foram instaladas na cabeça do Cristo, sendo que uma delas vai filmar o local, a outra será acionada com um super zoom para fotografar os participantes da ação e as demais funcionarão 24 horas, uma voltada para a Lagoa Rodrigo de Freitas e a outra para a Baía de Guanabara, mostrando, em tempo real, imagens destes locais a partir da visão do Cristo.

1308

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090