O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a concessão do apoio financeiro de R$ 17 milhões à Associação dos Amigos do Teatro Municipal (AATMRJ), para finalização dos serviços de restauro e adaptação de edifício histórico que abrigará a Fábrica de Espetáculos, na região portuária do Rio de Janeiro.
Os recursos são não reembolsáveis, provenientes do Fundo Cultural do Banco, e correspondem a 48,2% do total a ser investido nesta etapa final do projeto, que contempla a instalação de uma nova Central Técnica de Produção (CTP), a criação da Escola de Espetáculos e do Módulo Memória e a instauração do Parque Temático de Espetáculo.
A nova Central Técnica de Produção destina-se à fabricação de cenários, figurinos, adereços e afins. Atualmente, este serviço está sendo terceirizado, devido à necessidade de um espaço qualificado para tal. Voltada à capacitação profissional, a Escola de Espetáculos, por sua vez, oferecerá cursos de artes cênicas, engenharia de som, fotografia e filmagem. Em ambos os casos — CTP e Escola de Espetáculos —, haverá consultoria do Teatro Allá Scala, de Milão, instituição de excelência selecionada para prestar serviços até 2015.
Noutra ponta, o Módulo Memória e o Parque Temático do Espetáculo destinam-se à preservação e divulgação do acervo do Theatro Municipal. No Módulo Memória, uma equipe especializada fará higienização, catalogação e restauração de peças como fotos, cartazes, plantas, cartas, partituras, figurinos e documentos relacionados aos espetáculos. Este acervo ficará acessível ao público por meio do Parque Temático do Espetáculo, que oferecerá visita guiada e abrigará seminários, oficinas e cursos livres, além de dispor de um restaurante e cafeteria para os visitantes.
Esta é a segunda operação de apoio do BNDES à instalação da Fábrica de Espetáculos do Theatro Municipal. No final de 2012, o Banco aprovou R$ 12,8 milhões para a primeira etapa do projeto, referente a projetos executivos, cobertura, restauração de fachadas, estrutura metálica, sistema de ar-condicionado e elevadores.
Uma vez concluída, a Fábrica de Espetáculos contribuirá com o processo de revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro e fortalecerá as cadeias produtivas da economia criativa na cidade. Também devem ser gerados, segundo estimativas da AATMRJ, 107 empregos diretos.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090