Aos 70 anos de idade, o ferroviário aposentado Sebastião de Souza Brandão, da cidade de Ladário (MS), representará a região Centro-Oeste entre os vencedores da quinta edição do Concurso Nacional de Histórias Revelando os Brasis, patrocinado pela Petrobras. Depois de duas semanas de aprendizado intenso sobre cinema, em curso ministrado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), ele volta ao Mato Grosso do Sul com os conhecimentos e apoio necessários para transformar em filme a sua história “Nos Trilhos do Trem Fantasma”.
O enredo se passa nos anos 80 e conta a lenda de um trem fantasma que aparecia nos trilhos da região de Porto Esperança, onde o ferroviário trabalhou de 1977 a 1996. Conforme o autor, eles sempre avistavam uma luz forte como faróis e ouviam ainda o barulho de um trem que nunca chegava. “Nem acredito que isso vai virar filme. Os personagens serão colegas que trabalhavam comigo quando tudo aconteceu. A gente estava junto e morria de medo”, conta o bem humorado avô de 11 netos, que hoje produz artesanalmente a viola de coxo, um dos símbolos da cultura pantaneira.
“Me vi na frente de cineastas importantes aprendendo a produzir um filme ao lado de tantos jovens com mais estudo que eu. Foi uma linda oportunidade”, relata “Seu Tião”, como é conhecido na região pantaneira, o mais vivido entre os participantes. Emocionado, ele adianta que o roteiro está pronto e agora dará início ao período de pré-produção do curta de 15 minutos. O material deve estar finalizado até a metade do ano e será apresentado nas comunidades e nas capitais, através do Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis, além do site do projeto (www.revelandoosbrasis.com.br) e também no canal Futura.
Esta edição do Revelando os Brasis selecionou vinte histórias, entre as 951 inscritas por moradores de pequenas cidades com até 20 mil habitantes – número recorde entre todas as edições. Junto de seu Tião, no curso, estavam colegas da Paraíba, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Tocantins, Paraná, São Paulo, Rondônia, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, Maranhão, Pará e Rio Grande do Norte.
Petrobras Cultural
O Petrobras Cultural aborda a cultura brasileira em suas mais diversas manifestações. Articulado com as políticas públicas para o setor e focado na afirmação da identidade brasileira, contribui para a ampliação das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais e para a permanente construção da memória cultural. Desde 2003 a seleção pública do Petrobras Cultural destinou R$ 380 milhões a 1.448 projetos de todo o país.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090