Na manhã desta sexta-feira (7), o Superintendente de Comunicação da Unimed-Rio e diretor do Capítulo Aberje Rio de Janeiro, Virginio Sanches, deu início ao Congresso de Comunicação Empresarial Aberje Rio de Janeiro. Patrocinada pela Unimed-Rio, esta é a quinta edição do Congresso.
Na Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Sérgio Besserman Vianna, economista e Professor da PUC-Rio, ministrou a primeira palestra do evento, na mesa “Desafios da Comunicação Empresarial”. Besserman destacou o momento histórico que vivemos, ressaltando que “no olho do furacão, não nos damos conta do tamanho da turbulência”. Para o economista, a construção da marca Brasil refere-se à construção do Brasil em si e é preciso ter em mente que o mundo ainda enfrentara muitas e profundas mudanças, a humanidade criará novas formas de lidar com essas mudanças e que a comunicação terá crescente foco na sustentabilidade.
Em seguida, o Gerente Geral de Comunicação da Vale, Rodrigo Soares, deu continuidade à mesa, falando sobre a estratégia de comunicação internacional da empresa, que passou da 446ª posição no ranking das maiores do mundo à 17ª em apenas oito anos, feito que se relaciona com a atenção da Vale à importância de se posicionar como um forte player nesse novo cenário dinâmico e ágil e de manter e expandir esse posicionamento. No relacionamento com ouras cultural, Soares afirma que “a principal preocupação é construir junto às comunidades e órgãos locais um relacionamento forte”.
Após um rápido intervalo, no qual os cerca de 200 participantes puderam estabelecer novas redes de contato, o Congresso teve continuidade com a mesa “Comunicação Empresarial de marcas brasileiras que ganharam o mundo”, aberta pela palestra do Diretor de Comunicação da Odebrecht e diretor do Capítulo Aberje São Paulo, Marcio Polidoro. Polidoro remontou a trajetória da empresa que é uma das pioneiras do Brasil no processo de internacionalização e explicou como funcionam, hoje em dia, as instâncias que atuam nas tomadas de decisão internacional: a de coerência e a consultiva. Falou também sobre a comunicação adequada e a valorização dos integrantes da Odebrecht, explicando que, após enfrentar os períodos de influência das massas, de controle da opinião pública e de comunicação para a imprensa, os comunicadores chegam à sua plenitude atuando no papel de comunicadores.
O Chefe Executivo Digital da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Pedro Peracio, apresentou o expressivo programa de comunicação Digital da Prefeitura para conseguir envolver os cidadãos, estimulando a participação social e criando espaços para desenvolvimento de novas ideias da comunidade com premiações. Dentre as ações, Peracio destacou a elaboração de aplicativos para smartphones e tablets que permitem a interação com o cidadão e com o turista e que contribuem com os públicos internos, estabelecendo um sistema de premiações por metas batidas.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090