Com os palestrantes Fábio Cipriani (gerente da área de Consultoria Empresarial da Deloitte) e José Cláudio Terra (Sócio-presidente da TerraForum Consultores), o primeiro painel do congresso abordou as mudanças sociais, desafios e necessidades ocasionados pelas novas redes de relacionamento.
O incentivador do debate Carlos Nepomuceno (diretor-executivo da Pontonet) defendeu que “Precisamos entender os impactos das mídias sociais na sociedade como um todo e repensar o nosso modelo mental.” Para ele, ainda existem empresas Um e Meio (1.5 - com pensamento 1.0 e mídias 2.0).
José Cláudio Terra falou sobre questões como a diversidade de meios, a descentralização da informação e a dificuldade (e quase impossibilidade) em se obter uma padronização. Defende que mais do que controlar ou padronizar, é preciso educar e entender os comportamentos sociais dos indivíduos. Segundo ele, uma organização precisa obter uma licença social para operar e hoje é muito mais difícil se obter tal licença, sendo necessário cada vez mais cuidado e agilidade.
Logo após, Fábio Cipriani inaugurou sua fala comentando a importância das Mídias Sociais na atualidade. Dentre outros aspectos, apontou a reputação empresarial, definida pelos influenciadores online e a perda do controle da mídia; o novo tipo de consumidor social – difícil de satisfazer e complexo de atender; o novo perfil das pessoas no mundo das mídias sociais; e o choque de gerações em que vivemos, com a entrada das mídias sociais no ambiente corporativo. Para Fábio, a escolha e o uso correto da mídia a ser utilizada faz toda a diferença, mas exige uma estratégia difícil e detalhada.
Para finalizar o painel, Nepomuceno defendeu que a era da Internet está mudando a placa mãe de toda uma civilização e suas formas de estruturação do poder. Uma civilização cujo modelo mental e seu planejamento empresarial estratégico ainda não estão preparados.
2603 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090