Assinada pela DPZ&T campanha celebra a relação da marca com a música brasileira e coloca os produtos da Natura para vibrar
Mais de 1.000 shows e 270 projetos, que deram origem a CDs, filmes, livros e outros produtos culturais, mostraram ao País novos talentos, marcos de nossa história musical e momentos emblemáticos da carreira de artistas consagrados. Esse é o Natura Musical, programa criado pela Natura em 2005, para valorizar a música brasileira e estimular sua cadeia de produção e consumo com o patrocínio de projetos de grande valor simbólico para a cultura e o público. Para celebrar os 10 anos do programa, a Natura lança a campanha “Nada fica indiferente à música”, com criação da DPZ&T, mostrando literalmente o encontro da empresa com a música brasileira.
A estratégia inclui filme, anúncios de mídia impressa, uma edição especial patrocinada da revista Rolling Stone sobre sua trajetória, ações digitais e uma parceria com o Spotify. Para o filme, com direção de cena de Luigi Dias, da Volcano, a agência optou por uma produção orgânica, sensorial, protagonizada pelos produtos da Natura. “Quando colocamos os produtos em contato com a música, o resultado é uma verdadeira dança de cores e movimentos, cada um reagindo de maneira diferente. Não é apenas um filme, é um projeto, um verdadeiro experimento”, diz Daniel Motta, diretor de Criação da DPZ&T.
A história da música brasileira está representada na trilha sonora, uma releitura de “Mã”, composta por Tom Zé há quase quarenta anos. O artista foi convidado a participar do processo criativo e da campanha, junto com a cantora Xênia França, da banda Aláfia, ambos apoiados pelo programa. Os anúncios para mídia impressa mostram a reação dos produtos a uma onda sonora em paralelo à imagem dos artistas patrocinados pelo Natura Musical.
Natura Musical: 10 anos de valorização da música brasileira
O Natura Musical ocupa hoje papel singular no cenário de patrocínio cultural do país: converteu-se numa plataforma de renovação da música brasileira, proporcionando a gravação de um volume de CDs comparável aos principais selos de música brasileira não orientados exclusivamente pelo mercado, com uma média de 20 lançamentos por ano, e patrocinando, anualmente, cerca de 150 shows pelo País, gratuitos ou a preços mais acessíveis do que o mercado oferece tradicionalmente, no caso de artistas consagrados.
Em 2015, o programa prevê o lançamento de aproximadamente 30 discos, com a realização de suas turnês, de artistas como Tulipa Ruiz, Chico César, Emicida, Gal Costa, Elza Soares e a nova geração paulista, BNegão, Rodrigo campos, Filipe Catto, Mestres Navegantes, entre outros. De acordo com Fernanda Paiva, gerente de apoios e patrocínios da Natura à frente da iniciativa, essa é a maior plataforma de fomento à música no país. “Acreditamos na música como um importante veículo de comunicação capaz de aproximar as pessoas. Ela tem o poder de despertar diferentes emoções, de transformar e é isso que queremos transmitir para o público”, ela explica e ressalta: “a Natura apoia todos os estilos musicais, em todas as regiões do Brasil”.
O programa patrocina novos talentos, projetos de preservação de legado e formação musical e artistas consagrados em momentos emblemáticos da carreira em todo o Brasil, por meio de diferentes frentes, como os editais públicos, que selecionam projetos de diferentes formatos e estágios da produção cultural, por meio das Leis Rouanet e do Audiovisual em todo o Brasil, e da Lei do ICMS em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e no Pará; por Seleção Direta, que contempla propostas adequadas ao conceito do programa e de grande relevância e inovação, sem a obrigatoriedade das leis de incentivo; e pelos Festivais.
OUÇA A WEBRÁDIO NATURA MUSICAL E SAIBA MAIS NO PORTAL
FICHA TÉCNICA
Título: Natura Musical 10 Anos
Duração: 1x80”/1x60”/ 1x30”/ 1x15”
Cliente: Natura Cosméticos S.A
Produto: Institucional
Agência: DPZ&T
Criação: Marcelo Lucato, Daniel Mattos, Daniel Motta
Diretor de Criação: Rafael Urenha, Daniel Motta
Atendimento: Elvio Tieppo, Martha Almeida, Camila de Almeida Prado e Raphaela Guillen.
Planejamento: Bruna Rodriguez e Caroline Schulz
Mídia: Patrícia Alves, Clovis Alberto de Oliveira e Daniela Oashi Mattos.
Aprovado por: José Vicente Marino, Denise Figueiredo, Vera Sousa, Adriana Sixel, Fernanda Paiva e Beatriz Araujo
RTV: Marina Fridman, Natalie Tacchi, Ana Carolina Gazal, Ana Paula Ananias e Lia Satiro
Produtora Conceito: Volcano Hotmind
Produção Executiva: Enzo Barone
Produção Filme: Ricar Ferrer e Rose Di Soldi
Direção: Luigi Dias
Direção de Fotografia: Marcelo Rocha
Atendimento: Doca Sander, Ciça Rainha e Adalia Pereira
Finalização: TVC – Televisão e Cinema Ltda
Montagem: Wilson Fernandes
Pós-produção: Equipe TVC
Finalizador: Ricardo Nimtz e Thiago Ferreira
Atendimento: Giulia Ruberti
Produção Executiva: Madio Chiarella
Arranjo: Ruriá Duprat e Gustavo
Produção: Eduardo Santos
Direção Musical: Ruriá Duprat
Atendimento: Rosária Santana
Cantor: Tom Zé
Participação: Xênia França
1922 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090