O acervo do Centro de Memória e Referência da Aberje recebe periodicamente uma das mais antigas publicações de empresa em circulação no Brasil: a revista Bandeirante - Informativo Embraer para o Brasil e Exterior. Está no número 750 do 43º ano de distribuição, editada pelo Departamento de Comunicação Externa com periodicidade trimestral e 32 páginas de conteúdo editorial.
Tem, entre suas seções fixas, a Palavra do Presidente, Em Foco, Perfil e o Ensaio Fotográfico. Se, ao longo destas quatro décadas, houve mudanças no número de páginas, seções e periodicidade, muitas vezes de acordo com a conjuntura de momento da empresa, o que não mudou foi o foco em mostrar as pessoas que fazem a Embraer e seus produtos. Um aspecto interessante foi o fato do nome Bandeirante nunca ter mudado nestes anos todos, mantendo a origem de ser o nome do primeiro avião da Embraer, que voou pela primeira vez em 1968.
Rosana Dias, diretora de Comunicação Externa da Embraer, entende a Bandeirante como importante ferramenta de comunicação com o público externo para oferecer uma visão geral da empresa, mantendo esses públicos atualizados sobre as conquistas e avanços nas diversas áreas de atuação. Por essa característica de trazer um panorama amplo, acaba servindo também como instrumento de comunicação interna, ajudando na difusão e alinhamento de informações entre os funcionários das diversas unidades. Sobre a trajetória tão longa da revista, ela entende a perenidade, passando por inúmeras gestões e momentos da companhia, como um reflexo do valor percebido pela alta direção. “Talvez essa valorização venha justamente da dupla função exercida pela publicação - interna e externamente. Ao mesmo tempo que o gestor mais voltado para o público externo enxerga na revista o valor de uma espécie de ‘cartão de visitas’, da porta para dentro a revista se transformou numa ferramenta auxiliar de divulgação do trabalho das diferentes áreas. Muitos funcionários e ex-funcionários a colecionam e acompanham de perto. Além disso, o fato de ser bilíngue também contribui como instrumento de comunicação internacional”, comenta.
A Bandeirante é oferecida em versão online há alguns anos e, a partir da edição de junho de 2013, existe a versão para leitura em tablets e iphones. O acervo online pode ser acessado neste link. Rosana, perguntada sobre o futuro do exemplar em papel, considera inevitável que, com o tempo, haja uma tendência crescente de redução da demanda pelas edições impressas. De todo modo, os três formatos serão mantidos. A respeito da mensuração de resultados, são realizadas pesquisas internas com as áreas para medir a satisfação com a revista e apontar oportunidades de melhora. A diretora acrescenta, porém, que hoje não há nenhum monitoramento formal do impacto no público externo – o que deverá ser um ponto trabalhado num futuro próximo.
O Centro de Memória e Referência da Aberje – que tem patrocínio da GM e da Odebrecht - funciona na Avenida Angélica, 1757 no 5º andar, nas segundas e quartas das 10h às 17h e nas sextas das 10h às 12h. Neste endereço, são recebidas publicações empresariais dos associados para arquivo e disponibilização de consulta. Visitas de associados ou pesquisadores podem ser realizadas mediante agendamento pelo fone 11-3668-6442, com Gisele Souza, ou pelo e-mail cmr@aberje.com.br.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090