Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >CMR Aberje

Monografias sobre teatro empresarial e gestão de crise chegam ao CMR Aberje

23/04/2013

O acervo do Centro de Memória e Referência da Aberje conta agora com mais dois documentos acadêmicos em formato digital. Todos os trabalhos já depositados estão disponíveis neste link .

Dimensões inovadoras do teatro-empresa na comunicação organizacional” é a contribuição de Luiz Fernando Milani, em sua dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul sob orientação da Profa. Dra. Priscila Ferreira Perazzo. Ele discute a utilização das manifestações teatrais conhecidas por teatro-empresa no contexto organizacional sob o aspecto de inovação comunicativa. Ao acompanhar o processo de comunicação dessas manifestações nas empresas, examinam se estratégias, arte, modernidade e tecnologia, verificando as características dessa modalidade particular de teatro e seus efeitos, responsáveis por atrair as organizações e convencê-las da eficácia de seu uso. O estudo demonstra que essa comunicação inovadora do teatro valoriza as relações humanas, reinterpretando-as, reservando ao funcionário/espectador o papel até então inédito de sujeito da ação. A metodologia recorreu a entrevistas semiestruturadas tanto com os profissionais das organizações que encomendam o trabalho cênico quanto com os dramaturgos que escrevem os roteiros para atender a tais encomendas e, pelo testemunho de uns e outros, constata-se que o teatro-empresa influencia poderosamente o comportamento dos funcionários, constituindo um instrumento valioso no processo de comunicação organizacional, uma vez que se vale de recursos singulares de expressão da realidade, superando a mera obrigação de informar para elevar-se ao nível de conscientizar e transformar comportamentos e vidas.

Já Carlos Prates defendeu sua monografia na Universidade Católica do Salvador no curso de graduação em Gestão da  Comunicação Organizacional Integrada, orientada por Ricardo Caribé. O tema foi “Gestão de Crise: a atuação da Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia durante  a greve da PM de 2012” e discute a comunicação vista como forma de auxiliar o gerenciamento de uma crise, portanto, são citados aqui os diversos mecanismos usados pela Secom neste problema envolvendo policiais militares baianos. Este caso prático foi analisado tendo como referência os ensinamentos de profissionais da área de gestão de crise para, então, avaliar a atuação da Secom. Vale ressaltar que nesta área em questão, por mais que existam orientações sobre formas adequadas de agir, não há uma receita pronta e infalível para contornar uma crise, já que elas são muito dinâmicas e precisam ser sempre analisadas caso a caso. A partir do material coletado e analisado, percebeu-se que diversas ações da Secom foram satisfatórias, entretanto, outras deixaram a desejar e poderiam ter sido mais enfáticas e objetivas.

 

O Centro de Memória e Referência da Aberje – que conta com o patrocínio da GM e da Odebrecht -  funciona na Avenida Angélica, 1757 no 5º andar, nas segundas e quartas das 10h às 17h e nas sextas das 10h às 12h. Neste endereço, são recebidas publicações empresariais dos associados para arquivo e disponibilização de consulta. Visitas de associados ou pesquisadores podem ser realizadas mediante agendamento pelo fone 11-3668-6442, com Gisele Souza, ou pelo e-mail cmr@aberje.com.br.

 

 

 

1555

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090