O acervo do Centro de Memória e Referência da Aberje recebe periodicamente a Bola Preta – Revista do Refrigerista, publicação da Embraco. Ela é uma das referências em publicação de empresa, criada ainda em 1984. Sua última edição foi o número 112, referente a dezembro de 2012. Para saber mais sobre a estratégia da publicação no processo de comunicação da empresa, o portal da Aberje fez uma entrevista com a gerente corporativa de Marca da Embraco, Stela Klein.
Stela inicia a conversa com uma notícia nova: a revista Bola Preta, a partir deste março de 2013, passa a chamar-se Clube da Refrigeração. Ela pontua que, antes de ser uma das ferramentas de divulgação da empresa, é também uma plataforma de educação e desenvolvimento dedicada principalmente para o segmento de distribuição e reposição da América Latina – afinada com a estratégia de branding para esse mercado, “educar para promover”. “Acreditamos que educar significa garantir um fluxo contínuo de informação útil e relevante entre o cliente e a Embraco. A revista se encaixa perfeitamente nessa convicção: o conteúdo é dedicado principalmente ao público de técnicos refrigeristas, donos e vendedores de lojas de produtos para refrigeração. Isso demonstra o desenvolvimento profissional que a publicação proporciona”, complementa.
A longevidade de existência da revista vem da sua efetiva inserção na estratégica, no entendimento de que, como líderes, há a obrigação de desenvolver e atualizar o mercado onde se trabalha e, portanto, não basta ter os melhores produtos e tecnologias, mas é preciso que a inovação dialogue com as necessidades de clientes e com as demandas modificadas constantemente. Claro que o conteúdo relevante entregue a um público-alvo é outro ponto de manutenção do canal. No mercado de distribuição e reposição, o resultado está diretamente atrelado ao bom trabalho das revendas e do técnico refrigerista. Então, a gerente revela que a pergunta sempre feita na hora de editar a revista é: como podemos ajudá-los a fazer um bom trabalho e garantir que conheçam tão bem nossos produtos quanto nós mesmos?
A grande maioria dos leitores, aproximadamente 85%, é formada por refrigeristas, ou seja, os mecânicos que consertam equipamentos de refrigeração, como autônomos, funcionários ou proprietários de oficinas, ou ainda como empregados do departamento de manutenção de grandes empresas e instituições. Nesses 85%, estão também inclusos os alunos de cursos técnicos de refrigeração, muitos deles já atuantes na profissão. O segundo público principal da revista, que corresponde a 10% do total dos leitores, são os profissionais ligados ao varejo e distribuição de peças e componentes do setor de refrigeração, envolvendo proprietários, gerentes e balconistas. Outro importante público são os instrutores e professores das escolas e cursos de refrigeração, cujo número é pequeno (menos de 1% do total), mas que são essenciais como formadores de opinião dos futuros profissionais do setor.
Atualmente, a revista é gratuita, enviada em formato impresso para aproximadamente 52 mil pessoas. Além disso, os exemplares também estão disponíveis para download no site. Deste montante, 40 mil exemplares ficam no Brasil, sendo 59% no sudeste e 20% no nordeste. Uma edição em espanhol, com 12 mil exemplares, circula por todos os países da América Latina e Caribe, além dos Estados Unidos, Espanha e alguns outros países europeus e asiáticos.
Ela pontua que a publicação acaba se tornando um material de consulta, portanto tendo perenidade, e o trabalho quase sempre no campo praticamente exige a versão impressa para manuseio fácil e rápido. “Mas os formatos de mídia são complementares e, quando o assunto é informação, quanto mais disponível ela estiver, mais chance de se tornar relevante. Pensando nisso, em 2012, nosso foco foi reestruturar a revista impressa – um trabalho grandioso e que envolveu muita gente de dentro e de fora da Embraco. Em 2013, vamos desdobrar essa reestruturação também para o site da revista, que passa a se chamar Clube da Refrigeração”, conta ela.
Claro que outro ponto é importante para a continuidade da revista: a aceitação do público. Sobre isto, Stela comenta que são operacionalizadas algumas formas de avaliar se o conteúdo editorial e o modelo gráfico estão sendo bem aceitos. Um exemplo é a análise trimestral de mensagens, como e-mails e cartas que são enviados pelos leitores. Somados, são cerca de 200 contatos de leitores por mês. Além disso, a cada dois anos, a equipe realiza uma pesquisa de satisfação para mapear o target e sua percepção sobre os temas abordados.
A última edição trouxe na capa o crescimento do consumo de sorvetes como uma oportunidade para quem oferece produtos e serviços no segmento. Também abordou a importância de consultar instruções para montar componentes elétricos, o processo de evacuação diante de emergência, dados da principal feira do setor de refrigeração e climatização da América Latina – Febrava, e ainda uma página para destacar seus clientes, como a Gelopar e seus 40 anos de sucesso e inovação, e a Refrigeração Gaspar com foco na economia de energia.
O Centro de Memória e Referência da Aberje – que tem patrocínio da GM e da Odebrecht - funciona na Avenida Angélica, 1757 no 5º andar, nas segundas e quartas das 10h às 17h e nas sextas das 10h às 12h. Neste endereço, são recebidas publicações empresariais dos associados para arquivo e disponibilização de consulta. Visitas de associados ou pesquisadores podem ser realizadas mediante agendamento pelo fone 11-3668-6442, com Gisele Souza, ou pelo e-mail cmr@aberje.com.br.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090