O acervo do Centro de Memória e Referência da Aberje conta agora com mais dois documentos acadêmicos em formato digital. Todos os trabalhos já depositados estão disponíveis neste link .
“A felicidade planejada: a comunicação interna como elemento de alinhamento, disseminação de informação, engajamento e felicidade corporativa” é a contribuição de Bruno Lana Granato, em paper entregue à Pós-Graduação em Comunicação Estratégica da Faculdade Pitágoras, de Belo Horizonte/MG. Ele é bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG). Em seu estudo, postula que a Felicidade Corporativa existe e precisa ser planejada. Com uma abordagem teórica, trata deste sentimento como fator fundamental para a maximização de resultados das empresas que buscam a competitividade no mercado. Para tanto, trabalhar e respeitar o colaborador são fundamentais para este objetivo. Cabe à organização, como o apoio da comunicação Interna, a responsabilidade de elaborar estratégias para que o público interno atinja estado de contentamento, através do alinhamento dos objetivos, da disseminação da informação e do engajamento das pessoas com a organização.
Já “Plano de comunicação interna para a Serveng Mineração – unidade Aparecida” é o texto de Carolina Guimarães Moradei, Caroline de Carvalho Rosa e Renata Romeu Lopes. Trata-se de um projeto experimental para obtenção do diploma de Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, da Universidade de Taubaté, sob orientação da Professora Helen Francis Silva. Para a realização deste trabalho, foi tomado como base o PIC (Projeto Integrado de Comunicação), realizado pelas mesmas alunas, no ano de 2011. A partir dele, foi necessária uma coleta de dados mais profunda da empresa e briefing para melhor entendimento da comunicação realizada pela mesma. Uma Auditoria de Opinião, e uma Pesquisa de Opinião Pública, foram realizadas para identificar os maiores problemas e as necessidades do público interno. Após a análise dos resultados das duas pesquisas foi proposto um Plano de Comunicação, contendo o aperfeiçoamento dos veículos já existentes, assim como novas estratégias a serem implantadas. O Projeto tem por seu objetivo estreitar o relacionamento entre funcionários e empresa, através do fortalecimento da imagem, além de formalizar a comunicação, visando à motivação dos colaboradores, impactando assim na produção de resultados.
O Centro de Memória e Referência da Aberje – que conta com o patrocínio da GM e da Odebrecht - funciona na Avenida Angélica, 1757 no 5º andar, nas segundas e quartas das 10h às 17h e nas sextas das 10h às 12h. Neste endereço, são recebidas publicações empresariais dos associados para arquivo e disponibilização de consulta. Visitas de associados ou pesquisadores podem ser realizadas mediante agendamento pelo fone 11-3668-6442, com Gisele Souza, ou pelo e-mail cmr@aberje.com.br.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090