Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >CMR Aberje

CMR Aberje recebe trabalhos acadêmicos sobre eventos e alteridade

11/04/2012

O acervo do Centro de Memória e Referência da Aberje conta agora com mais três documentos acadêmicos em formato digital. Todos os trabalhos já depositados estão disponíveis no link http://www.aberje.com.br/acervo_cmr_monografias.asp.

Naissa Tristão Viana da Costa é a autora da monografia “Eventos: estratégia de comunicação para o fortalecimento da marca ou um risco para a imagem institucional?”,  apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica da Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, orientada pela professora Fabiana Abaurre. Este trabalho, um desdobramento com evolução em conceitos e em suas perspectivas da monografia para conclusão da graduação, tem como objetivo questionar se os eventos são uma estratégia de comunicação para o fortalecimento da marca ou se, na verdade, apresentam um risco para a imagem institucional. Mais do que isso, ele pretende mostrar, de forma resumida, que as empresas vêm investindo cada vez mais em diferentes formas para atingir e conquistar o consumidor, trabalhando fortemente com as emoções, diferenciando seus produtos e serviços através de atributos intangíveis da marca e também de experiências que eles podem lhes proporcionar. Nesse sentido, defende que os eventos são ferramentas extremamente eficazes para que uma empresa consolide sua marca no mercado e a mantenha sempre em destaque na mente do consumidor, objetivando não só aumentar suas vendas, mas, principalmente, cuidar de seu maior patrimônio, que é a sua imagem. Por outro lado, busca-se mostrar que os eventos oferecem alguns riscos para a imagem da organização caso ela não tenha um trabalho de prevenção, ou seja, não esteja preparada para agir perante inúmeros incidentes que possam acontecer, uma vez que o evento representa um terreno propício para que alguma crise aconteça e cause impactos negativos.

Já “Alteridade: O desafio da percepção do outro nos processos internos de comunicação das organizações” é o trabalho apresentado à disciplina de Projeto Experimental II do Curso de Gestão da Comunicação  Organizacional - Relações Públicas da Faculdade de Comunicação e Artes do Centro Universitário UNA. Foi orientado pelo professor Rennan Lanna Martins Mafra e escrito por Daniela Novais Barbieri. Apresenta a proposta de desenvolver o conceito de alteridade organizacional a partir de um olhar comunicacional, no intuito de compreender a alteridade como um desafio de percepção do outro nos processos comunicativos internos de uma organização. De maneira mais específica, tal desenvolvimento é buscado a partir de uma interlocução teórica entre os conceitos de alteridade, identidade, cultura e comunicação, apropriando de tais formulações ao contexto das organizações. A idéia principal, aqui defendida, é que a alteridade organizacional pode representar um valor cultural, legitimado pela gestão, e estimulado por práticas comunicativas estratégicas internas. Para alargamento do horizonte teórico proposto, a relação entre o Centro Universitário UNA - uma instituição de ensino superior – e seu público interno foi utilizada como objeto empírico. Para isso, foi realizada uma pesquisa, baseada em metodologia qualitativa, a partir de um modelo de análise elaborado, no intuito de identificar, junto ao público interno de tal instituição, em que medida a alteridade organizacional se encontra presente em suas práticas como um valor, e como ou se a comunicação da instituição participa do estímulo a tal processo.

 

O Centro de Memória e Referência da Aberje funciona na Avenida Angélica, 1757 no 5º andar, nas segundas e quartas das 10h às 17h e nas sextas das 10h às 12h. Neste endereço, são recebidas publicações empresariais dos associados para arquivo e disponibilização de consulta. Visitas de associados ou pesquisadores podem ser realizadas mediante agendamento pelo fone 11-3668-6442, com Gisele Souza, ou pelo e-mail cmr@aberje.com.br.

1256

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090