Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >CMR Aberje

CMR Aberje: novos trabalhos abordam visão sistêmica em RP, revistas customizadas e crises de opinião pública

04/08/2011

O Centro de Memória e Referência da Aberje, além das publicações empresariais impressas para diversos públicos enviadas periodicamente por organizações associadas, também arquiva digitalmente uma série de monografias e outros estudos acadêmicos. O acesso acontece através de um link do portal - http://www.aberje.com.br/acervo_cmr_monografias.asp .

“A atividade de Relações Públicas e as crises de opinião pública: estudo da restruturação da imagem da Rainha Elizabeth II após a morte da Princesa Diana em 1997” é a monografia de Jéssica Vinadé Pedrotti, apresentada no Departamento de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, sob orientação da Profª. Drª. Souvenir Maria Graczyk Dornelles. O estudo tem como objetivo abordar o assunto crise de opinião pública e avaliar o caso que afetou a Rainha Elizabeth II no ano de 1997, quando morreu a Princesa Diana. Este estudo tem como finalidade apresentar o caso citado, desde o seu início até a resolução da crise, analisando os processos que desencadearam um desfecho positivo para a parte afetada, ressaltando a relevância do profissional de Relações Públicas durante o processo.

Já Laís Lucas Moreira foi orientada pelo Prof.Dr. Paulo Nassar, em sua monografia apresentada ao Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de Graduação em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas. O título foi “A visão sistêmica e a formação multidisciplinar no currículo de graduação em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas da ECA-USP”, onde, por meio da análise do contexto atual, visa compreender quais são as competências necessárias ao profissional de Relações Públicas no ambiente corporativo, enquanto gestor da comunicação e dos relacionamentos da empresa; e de que forma tais características são trabalhadas no atual currículo de formação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Para tanto, são levadas em consideração opiniões de renomados profissionais do mercado e da a-cademia, a fim de descobrir o que o graduado em RP na ECA-USP precisa ter para que desempenhe de maneira excelente suas atividades no ambiente corporativo. Sabendo quais características compõem o perfil desejado, parte-se para a análise das matérias do curso, de forma a avaliar o que já é suficientemente trabalhado e o que precisa ser otimizado. Um dos pontos-chave dessa investigação é a descoberta da necessidade de se ter mais disciplinas que confiram visão sistêmica e multidisci-plinar ao aluno, o que pode ser trabalhado principalmente pela maior interface do curso de Relações Públicas com o campo da Administração, em consonância com outros tipos de disciplinas e atividades.

Monografia apresentada em cumprimento parcial às exigências para conclusão do curso de Jornalismo Institucional do Programa de Comunicação Jornalística da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, “Revistas customizadas: jornalismo e imagem de marca - análise das publicações da Volkswagen e da Net”, foi apresentada por Ana Carolina Barbosa, em orientação da Profª Dra.Marli dos Santos. Aborda a relação entre revistas customizadas e imagem de marca. O fenômeno da customização, cada vez mais abrangente, tem tornado as publicações empresariais importantes ferramentas para a construção e manutenção de marcas. Na tentativa de compreender esse fenômeno, elegemos duas publicações brasileiras para a realização da pesquisa de campo: Revista V, da empresa automobilística Volkswagen, e Monet, pertencente à operadora de TV por assinatura Net. Após seleção do corpus, que inclui edições do período de 2005 a 2009, realizamos uma análise qualitativa, utilizando procedimentos de categorização da análise de conteúdo qualitativa e referenciais de estudiosos da linguagem, com o objetivo de observar como os elementos do conteúdo editorial das revistas customizadas transmitem a imagem das marcas. A análise, com ênfase no processo de produção das publicações, está baseada em três categorias principais: pauta, características visuais e linguagem. Os resultados indicam que a imagem da marca está presente em todas as categorias escolhidas. No entanto, existem outros fatores, tais como características do meio revista, critérios jornalísticos e modelo de negócio das publicações, que exercem forte influência no produto final.

O Centro de Memória e Referência da Aberje - que tem patrocínio da Natura e da Odebrecht - funciona na Avenida Angélica, 1757 no 5º andar, nas segundas e quartas das 10h às 17h e nas sextas das 10h às 12h. Neste endereço, são recebidas publicações empresariais dos associados para arquivo e disponibilização de consulta. Visitas de associados ou pesquisadores podem ser realizadas mediante agendamento pelo fone 11-3668-6442 com Gisele Souza, ou pelo e-mail cmr@aberje.com.br .

 

1221

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090