Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >CMR Aberje

CMR Aberje: novos estudos estão disponíveis

09/03/2011

O Centro de Memória e Referência da Aberje, além das publicações empresariais para diversos públicos enviadas periodicamente por organizações associadas, também arquiva digitalmente uma série de monografias e outros estudos acadêmicos. O acesso acontece através de um link do portal - http://www.aberje.com.br/acervo_cmr_monografias.asp .

“A cultura como estratégia? Análise das ações artísticas e culturais desenvolvidas e implantadas pela Comunicação Interna da Fiat Automóveis” é a monografia de Ana Cristina Santos Nobre apresentada ao curso de Jornalismo do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) para seu bacharelado em Jornalismo, sob orientação do professor Prof. Maurício Guilherme Silva Jr. Ela analisa que as mudanças econômicas e sociais ocorridas nos últimos anos da década de 1980, com o término do período militar no Brasil, influenciaram diretamente o comportamento da comunicação nas organizações. Desde então, a comunicação passou a ser considerada uma ferramenta estratégica para o funcionamento e desenvolvimento das instituições, as quais precisam socializar o público interno à cultura organizacional. Segundo Torquato (1986), a forma mais eficiente de comunicar informações, que partem do topo hierárquico da organização às bases operacionais, são comunicações que se valem dos canais naturais, como a visão e a audição. As ações culturais inserem-se neste aspecto por utilizarem, na maior parte das vezes, a comunicação face a face para divulgar informações ou, até mesmo, persuadir determinados públicos. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar de que forma as ações culturais podem ser uma estratégia de comunicação interna para reforçar a cultura organizacional da Fiat Automóveis.

Felipe de Oliveira Fernandes elaborou “Interfaces entre responsabilidade social e relações públicas: ferramentas para as organizações modernas se tornarem competitivas no mercado” como trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social, habilitação Relações Públicas, da Universidade Federal do Maranhão, sob orientação do professor-doutor Esnél José Fagundes. No texto, ele discorre sobre a Responsabilidade Social e sobre as Relações Públicas como ferramentas estratégicas para as gestões de negócios modernas. Fez-se uma análise cronológica e evolutiva sobre os acontecimentos que levaram as Organizações a conscientizarem-se sobre os impactos de suas ações, apontando-se os benefícios gerados pela utilização das atividades expostas. Discutiram-se os conceitos das duas atividades, assim como suas abrangências, necessidades e importância para as Organizações. Apresenta-se ainda uma pesquisa referente ao mercado de São Luís/MA tendo como foco a oferta de consultorias voltadas para a área de Responsabilidade Social.

O Centro de Memória e Referência da Aberje - que tem patrocínio da Natura e da Odebrecht - funciona na Avenida Angélica, 1757 no 5º andar, nas segundas e quartas das 10h às 17h e nas sextas das 10h às 12h. Neste endereço, são recebidas publicações empresariais dos associados para arquivo e disponibilização de consulta. Visitas de associados ou pesquisadores podem ser realizadas mediante agendamento pelo fone 11-3668-6442 com Gisele Souza, ou pelo e-mail cmr@aberje.com.br .

1069

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090