Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >CMR Aberje

CMR Aberje: publicados mais estudos sobre Comunicação Organizacional

28/08/2010

O Centro de Memória e Referência da Aberje, além das publicações empresariais para diversos públicos enviadas periodicamente por organizações associadas, também arquiva digitalmente uma série de monografias e outros estudos acadêmicos. O acesso acontece através de um link do portal - http://www.aberje.com.br/acervo_cmr_monografias.asp .

Entre as últimas inclusões no acervo, está “Empresas no Twitter: a gestão das marcas em 140 caracteres”, de Stéphani Paula Gomes de Oliveira, uma monografia apresentada ao curso de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Centro Universitário Newton Paiva/MG, sob orientação de Hely Geraldo Costa Junior. A pesquisa analisa a atuação das empresas Camiseteria, Tecnisa e Chevrolet Hall no Twitter, ao gerenciarem suas marcas no microblog com ações de Branding. O estudo ainda aborda questões sobre as mídias sociais e a atuação dos profissionais de comunicação nas organizações, além de análises dos tweets empresariais e da opinião dos usuários referente aos perfis empresariais.

Com o objetivo estabelecer os conceitos sobre políticas de comunicação e verificar sua importância para o desenvolvimento do trabalho de relações públicas nas organizações privadas, William Parron defendeu “Políticas de comunicação em Relações Públicas: relevância da definição e implementação em instituições privadas”. Trata-se de uma monografia apresentada ao curso de especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas/Gestcorp da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, sob orientação do Prof.Dr. Paulo Nassar. O estudo também buscou contribuir com o estudo da comunicação e, mais especificamente das relações públicas, como ciência social aplicada.

Também vinda do Gestcorp, a monografia “Memória como recurso de Comunicação Organizacional: a atratividade do storytelling em tempos de atenção difusa - um estudo teórico” foi produzida por Rodrigo Cogo e orientada pelo Prof.Dr. Paulo Nassar. Contar e ouvir contar histórias vêm sendo, desde a Antigüidade e numa vasta abrangência de tipos de público e situações, um dos mais efetivos meios de garantir atratividade, compreensão e retenção de conteúdos. Em tempo de atenção difusa, dada a variedade de fontes emissoras e a própria sobrecarga informativa decorrente, além do próprio caráter multitarefa dos indivíduos, é importante para as organizações encontrarem formatos atualizados e geradores de confiança para intercambiar mensagens com seus interlocutores. Como potencializador desta opção estratégica, postula-se aqui o emprego do storytelling. A articulação entre comunicação organizacional, memória e storytelling é uma aposta efetiva para interações significativas entre todos os interagentes.

O Centro de Memória e Referência da Aberje - que tem patrocínio da Natura e da Odebrecht - funciona na Avenida Angélica, 1757 no 5º andar, nas segundas e quartas das 10h às 17h e nas sextas das 10h às 12h. Neste endereço, são recebidas publicações empresariais dos associados para arquivo e disponibilização de consulta. Visitas de associados ou pesquisadores podem ser realizadas mediante agendamento pelo fone 11-3668-6442, com Gisele Souza, ou pelo e-mail cmr@aberje.com.br .

1005

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090